Austrália (continente)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o continente. Para o país, veja Austrália. Para outros significados, veja Austrália (desambiguação).
 Nota: Não confundir com Oceania, nem com Australásia.
Projeção ortográfica da Austrália

Austrália (também chamada Austrália-Nova Guiné, Sahul, Meganésia, Grande Austrália, Australásia, ou Australinea) é um continente que compreende a parte principal de terra da Austrália, Nova Guiné, Tasmânia e algumas ilhas menores, todas na mesma plataforma continental. Estes territórios estão separados por vários mares e estreitos: Mar de Arafura, Estreito de Torres e Estreito de Bass.

Quando o nível do mar era mais baixo, durante a era glacial do Pleistoceno, há cerca de 18 mil anos, todas eram uma mesma massa continental.

A Nova Zelândia não está na mesma plataforma continental e assim não faz parte do continente australiano, mas é parte do continente submerso da Zelândia e da região vasta conhecida como Oceania.

A porção continental da Austrália (Mainland Australia), com seus 7 686 850 km², tem uma área três vezes maior que a Gronelândia. Por sua grande dimensão, ela é considerada a porção continental da Oceania. No entanto, é classificada pelo Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio do Governo Australiano como a maior ilha e o menor continente do mundo.[1]

Localização da Austrália-Nova Guiné no mapa-múndi.

Referências

  1. Department of Foreign Affairs and Trade (2005). «The island continent». Department of Foreign Affairs and Trade. Consultado em 18 de junho de 2007 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.