Gelatina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A gelatina é uma mistura de poli e oligopeptídios derivados da hidrólise parcial do colágeno, em que as ligações moleculares naturais entre fibras separadas de colágeno são quebradas, permitindo o seu rearranjo. A gelatina funde com o calor e solidifica quando o calor cessa. Misturada com água a gelatina forma uma solução coloidal. É uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter fervendo certos produtos animais, como ossos, pele e outras partes com tecido conectivo. É muito utilizada em alimentos e medicina e como estabilizante ou espessante.

Utilizações industriais[editar | editar código-fonte]

Cápsulas feitas de gelatina.

Algumas utilizações industriais da gelatina incluem:

  • A cobertura das cápsulas de produtos farmacêuticos (cápsulas de remédios);[1][2][3]
  • A emulsão fotográfica (apesar de se terem tentado outros produtos sintéticos, ainda não foi encontrado um substituto com a estabilidade e baixo preço da gelatina);
  • No fabrico de cabeças de fósforos e de lixa;
  • Alguns cosméticos contêm uma variedade de gelatina que não gelifica.

Tipos de gelatinas[editar | editar código-fonte]

Em alternativa à gelatina de origem animal, existem gelatinas vegetais, à base de polissacarídeos extraídos de algas. O ágar-ágar é a forma mais simples de venda destas gelatinas e pode ser preparado com sumos de fruta, resultando numa gelatina parecida com as de supermercado. Mas existem gelatinas de supermercado, algumas com base em ágar-ágar, outras com base em carragenina, que se preparam de forma idêntica às de origem animal, sem necessidade de adição de mais ingredientes.

Referências

  1. Do que é feita a gelatina
  2. «Cápsulas de remédio feitas com gelatina tóxica causam protestos na China». Consultado em 9 de novembro de 2013. Arquivado do original em 9 de novembro de 2013 
  3. «Qual a diferença entre comprimido​s, cápsulas e drágeas?». Consultado em 9 de novembro de 2013. Arquivado do original em 9 de novembro de 2013  zero width space character character in |titulo= at position 34 (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.