Magro (MPB4)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Magro Waghabi)
Magro
Magro (MPB4)
Nascimento 14 de novembro de 1943
Itaocara
Morte 8 de agosto de 2012 (68 anos)
São Paulo
Cidadania Brasil
Ocupação músico, cantor
Instrumento voz
Causa da morte câncer de próstata

Antônio José Waghabi Filho, mais conhecido como Magro (Itaocara, 14 de novembro de 1943São Paulo, 8 de agosto de 2012[1]), foi um cantor brasileiro, vocalista e arranjador musical do grupo MPB-4, o qual integrava desde a sua formação.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

O fascínio pela música desde criança fez com que Magro tivesse contato com vários instrumentos, como o piano, o violão, o tambor e a clarineta. Participou da Sociedade Patápio Silva, famoso flautista brasileiro, também natural de Itaocara.

Desde o início da década de 1960, ainda na faculdade, Magro e Miltinho participavam de uma banda musical, cujos ritmos eram a bossa nova e o samba. Além disso, reuniam-se com Aquiles e Ruy no Centro Popular de Cultura, em Niterói, Rio de Janeiro. Em 1965, os dois largaram o terceiro ano da faculdade de Engenharia e partiram para a profissionalização como músicos. Da mesma maneira, Ruy largou o emprego e Aquiles, os estudos. Este fato já consolida a formação do MPB-4.

Os lançamentos dos primeiros LPs tiveram a direção musical do maestro Lindolfo Gaya, que lhe repassou vários ensinamentos sobre arranjo musical e vocal. Posteriormente, Magro assume os arranjos das músicas produzidas nos próximos discos. Percebe-se que o grupo desenvolve técnicas vocais sofisticadas, especialmente no posicionamento das vozes em algumas músicas, como "Chão, Pó, Poeira" (Canto dos Homens, 1976), em que os quatro cantam em ordem inversa às posições vocais de cada um.

Em 2012, Magro internou-se, para tratamento de câncer de próstata, no hospital paulistano Santa Catarina, onde acabou morrendo, no dia 8 de agosto.[1]

Em 2014 foi lançado o livro Vozes do Magro,[2] escrito por Magro pouco antes de sua morte. No livro, Magro comenta os quinze primeiros LPs do MPB4, além de publicar alguns de seus arranjos vocais.

Referências

  1. a b «Morre aos 68 anos o músico Magro, do MPB4». Jornal do Brasil. 8 de agosto de 2012. Consultado em 8 de agosto de 2012 
  2. «Lembranças sonoras do MPB4». O Globo. 28 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.