Maurice White

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maurice White

Maurice com o Earth, Wind & Fire, em 1982
Informação geral
Nome completo Maurice White
Também conhecido(a) como Reece
Moe
Nascimento 19 de dezembro de 1941
Local de nascimento Memphis, Tennessee
Estados Unidos
Morte 3 de fevereiro de 2016 (74 anos)
Local de morte Los Angeles, Califórnia
Estados Unidos
Gênero(s) R&B, soul, funk, jazz
Instrumento(s) Kalimba, vocal bateria
Gravadora(s) Chess Records, Okeh Records, Capitol Records, Columbia Records, Stax Records
Afiliação(ões) Earth, Wind & Fire
Página oficial www.mauricewhite.com

Maurice White (Memphis, 19 de dezembro de 1941Los Angeles, 3 de fevereiro de 2016) foi um músico, produtor musical, compositor e arranjador norte-americano. Conhecido como líder da banda de R&B Earth, Wind & Fire, da qual foi um dos fundadores.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Maurice White começou sua carreira musical em torno de 1966 como baterista para o Trio de Ramsey Lewis, antes de partir em 1970 para Chicago onde, com seu irmão Verdine White, fundou o Earth, Wind & Fire.

White é também responsável por incorporar o som da kalimba (um piano do polegar da origem africana) e dos "Phoenix horns" (naipe de sopros composto por: Louis Satterfield, Rahmlee Michael Davis, Michael Harris e o posteriormente Don Myrick) na música de EWF.

White produziu muitos artistas famosos, inclusive Barbra Streisand, The Emotions, Ramsey Lewis, Jennifer Holliday, Deniece Williams, e Neil Diamond.[carece de fontes?]

Década de 1990 em diante[editar | editar código-fonte]

Em 1990 Maurice foi diagnosticado com mal de Parkinson. Em 1996 Maurice decidiu aposentar-se dos palcos, no entanto continuou trabalhando como produtor, produzindo músicas para o Earth, Wind & Fire e outros artistas. Maurice é escolhido para liberar suas interpretações seguintes do projeto do álbum Celebrating the Music of Earth, Wind & Fire em março 2007, caracterizando artistas renomados como MeShell Ndegeocello, de Chaka Khan, Kirk Franklin entre outros.[carece de fontes?]

Morte[editar | editar código-fonte]

Maurice morreu em sua casa, na cidade de Los Angeles no dia 3 de fevereiro de 2016,[1] devido a complicações causadas pelo Mal de Parkinson.

Referências