Tom & Jerry Kids

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tom & Jerry Kids
Os Filhos de Tom e Jerry (PT)
As Aventuras dos Filhos de Tom & Jerry (BR)
Tom & Jerry Kids
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 21 minutos (3 curtas de 7 minutos)
Baseado em Tom and Jerry
criado por William Hanna e Joseph Barbera
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Episódios 65 (195 segmentos)
Produção
Diretor(es) Don Lusk
Paul Sommer
Carl Urbano
Oscar Dufau (1ª temporada)
Robert Alvarez (temporadas 1 e 3–4)
Jay Sarbry (temoradas 3 e 4)
Ray Patterson (supervisão)
Produtor(es) executivo(s) William Hanna
Joseph Barbera
Paul Sabella {1ª temporada)
Produtor(es) coexecutivos Kay Wright (temporadas 3 e 4)
Editor(es) Gil Iverson
Tim Iverson
Pat Foley (1ª temporada)
Tom Gleason (temporadas 3 e 4)
Composto por Tom Worrall
Tema de encerramento Gary Lionelli (temporadas 2 e 4)
Empresa(s) produtora(s) Hanna-Barbera
Turner Entertainment
Exibição
Emissora original Estados Unidos Fox
Brasil SBT
Brasil TNT
Brasil Cartoon Network
Brasil Boomerang
Brasil Tooncast
União Europeia Cartoon Network
União Europeia Boomerang
Portugal TVI
Distribuição Warner Bros. Television Distribution
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 7 de setembro de 1990 – 10 de dezembro de 1993
Cronologia
The Tom and Jerry Comedy Show
Droopy, Master Detective
Tom and Jerry Tales
Programas relacionados Tom and Jerry

Tom & Jerry Kids é uma série de animação produzida pela Hanna-Barbera e Turner Entertainment, baseada nos desenhos animados de Tom e Jerry. Nesta série os dois são adaptados para aparências mais infantis similar ao que ocorreu em The Flintstone Kids, O Pequeno Scooby-Doo e Muppet Babies. Além deles também são exibidos desenhos protagonizados por outros personagens como Spike, Droopy, McWolf e Blast-Off Buzzard.

No Brasil, o desenho foi mais conhecido pelas suas reprises no SBT, por mais de 20 anos, onde foi exibido através dos programas Festolândia, Sessão Desenho, Bom Dia e Cia, Sábado Animado, A Hora Warner e Carrossel Animado, juntamente com os curtas clássicos. Foi também exibido nos canais pagos TNT, Cartoon Network, Boomerang e Tooncast.

Em Portugal, o desenho estreou na TVI em 1996.[1] O Cartoon Network exibiu o desenho em 2001/2002, depois foi exibido pelo Boomerang em 2005/2008.

História[editar | editar código-fonte]

A série foi uma co-produção da Hanna-Barbera e da Turner Entertainment Co. (que tinha comprado a franquia Tom e Jerry da Metro-Goldwyn-Mayer em 1986).[2] a controladora Turner Broadcasting System iria comprar os estúdios Hanna-Barbera no final de 1991, começando com a terceira temporada.[3] Talvez as diferenças mais notáveis dos curtas clássicos são aparências e idade da dupla. Tom & Jerry Kids foi um dos últimos desenhos animados para as manhãs de sábado da Hanna-Barbera antes de deslocar o foco para a produção de programas especificamente para o Cartoon Network.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Tom - Adaptado como um filhote ele continua a sofrer perseguindo o Jerry, embora muitas vezes aparente não ter motivos para capturá-lo já que sua dona não está presente nesta versão. Ele usa um boné vermelho com uma linha azul vertical no centro.
  • Jerry - Também adaptado como um filhote, na maioria das vezes é o protagonista das histórias ou então vítima dos tormentos de Tom, mas em alguns casos também já foi antagonista. Ele usa uma gravata borboleta vermelha.
  • Spike - Ao contrário de Tom e Jerry ele estranhamente permanece sendo adulto. Frequentemente é acompanhado de seu filho Tyke que muitas vezes chega a convencer o pai a fazer boas ações. Ele e Tyke tem seus próprios segmentos na série.
  • Tyke - O filho de Spike que possui a mesma idade de Tom e Jerry filhotes. Ao contrário das animações anteriores nesta série Tyke fala e demonstra ser mais esperto que o seu pai.
  • Droopy - Um cachorro cabisbaixo que também estrela seu próprio segmento. Nesta série ele tem um filho chamado Dripple extremamente idêntico ao pai e juntos eles resolvem casos frequentemente frustando os planos do criminoso McWolf. Ele também encanta a dama Sra. Vavoom mesmo com sua personalidade calma. Na dublagem antiga seu nome era Mingau.
  • Dripple - O filho de Droopy. Praticamente uma cópia do pai, é calmo e fala pouco. Sempre ajuda seu pai a resolver os casos contra McWolf.
  • McWolf ou McLobo - Um lobo criminoso que é o principal inimigo do Droopy. Ele sempre é atormentado pelo cão e se rende no final dos episódios.[4][5]Ele sente uma atração pela Sra. Vavoom, mas nunca consegue conquistá-la. Na dublagem antiga seu nome era Bocoió.
  • Sra. Vavoom - Baseada na Red das animações clássicas do Droopy criadas por Tex Avery, ela é uma mulher humana com uma bela e sedutora aparência. Ela parece gostar do Droopy, mas não liga pras afeições do McWolf.
  • Cal Calabouço - Um gato trapaceiro que trabalha como apresentador de diversos programas de tv. Muitas vezes ele tenta abusar de Tom para conseguir seu ibope.

Referências

  1. «Os Filhos de Tom e Jerry». desenhosanimados-anos90.blogs.sapo.pt. Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  2. Ann F. Howey, Stephen Ray Reimer (2006). A Bibliography of Modern Arthuriana (1500-2000). [S.l.]: Boydell & Brewer. 526 páginas. ISBN 9781843840688 
  3. Company News; Turner buys remaining 50% stake in Hanna-Barbera
  4. Hal Erickson (2005). Television cartoon shows: an illustrated encyclopedia, 1949 through 2003. [S.l.]: McFarland & Company. 289 páginas. ISBN 9780786422555 
  5. Karl F. Cohen (2013). Forbidden Animation: Censored Cartoons and Blacklisted Animators in America. [S.l.]: McFarland. 38 páginas. ISBN 9781476607252