User:Charlesblack/Wikipedia/Morumbi

From Wikipedia, the free encyclopedia
Jump to: navigation, search
bairro e o Palácio dos Bandeirantes - Sede do Governo do Estado de São Paulo
File:Estadio morumbi.jpg
Estádio do Morumbi

O Morumbi é um distrito da cidade de São Paulo, pertencente às subprefeituras de Butantã e Campo Limpo, na região sudoeste da cidade. Seu nome significa "colina verde", em tupi.

Fica afastado do centro de São Paulo numa distância entre 12 e 15 km. Limita-se com os distritos de Vila Sônia, Campo Limpo, Vila Andrade, Itaim Bibi, Pinheiros e Butantã Abrange os bairros de Vila Progredior, Caxingüi, Jardim Guedala, Cidade Jardim, Real Parque, Vila Morumbi, Paineiras do Morumbi, Jardim Panorama, Jardim Sílvia, Vila Tramontano e Paraisópolis.

Primeiro colocado por muitos anos no ranking de lançamentos imobiliários, sempre foi considerado pelos paulistanos como um sinônimo de requinte e sofisticação, tido por muitos como o bairro mais rico da cidade, apesar da existência da favela Paraisópolis. A proximidade a algumas favelas e a bairros mais pobres como Vila Sônia, Campo Limpo e Jardim São Luís (bem como de áreas pobres dos municípios de Taboão da Serra, Embu e Osasco) torna o bairro mais vulnerável à violência do que outros de alto nível social (tais como Higienópolis, Jardins e Alto de Pinheiros), segundo especialistas.

Dentro dos limites do Morumbi encontra-se o Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais importantes hospitais privados do município, o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, a Escola Americana (Escola Graduada) e o estádio Cícero Pompeu de Toledo, o maior estádio de futebol privado do mundo, além da sede social do São Paulo Futebol Clube.

Um dos grandes destaques do lugar é a reserva florestal petencente ao condomínio "Portal do Morumbi".


Category:São Paulo neighborhoods