Frente Patriótica Manuel Rodríguez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frente Patriótica Manuel Rodríguez

Bandeira da Frente Patriótica Manuel Rodríguez.
Datas das operações 1983 - 1999
Líder(es) Raúl Pellegrin
Galvarino Apablaza
Motivos Derrubada de Augusto Pinochet
Área de atividade  Chile
Ideologia Marxismo-leninismo
Socialismo revolucionário
Nacionalismo de esquerda
Ataques célebres Operação do século XX, Tomando o Queñes, Voo Justiça Operação
Tamanho 1 000 e 1 500 membros

A Frente Patriótica Manuel Rodríguez (em castelhano: Frente Patriótico Manuel Rodríguez; FPMR) uma grupo guerrilheiro chileno de ideologia política marxista-leninista e orientação patriótica e revolucionária, classificada como uma organização terrorista de extrema esquerda pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Foi batizada em homenagem a uma importante figura da independência chilena Manuel Rodríguez. O grupo foi fundado em 1983 como o braço armado do Partido Comunista do Chile (PCCh) durante a ditadura de Augusto Pinochet.[1] Tornou-se independente do PCCh, que renunciou à luta armada e integrou-se ao do sistema parlamentar chileno durante a Transição Chilena para a Democracia, participando da coalizão de esquerda Juntos Podemos Más.

O grupo, que tem o nome da resistência ao regime colonial espanhol, foi criado para formar uma organização militar em escala nacional, com o objetivo de liderar a resistência popular e promover o colapso da violenta ditadura de Pinochet. Suas atividades variaram da propaganda armada ao assassinato dos inimigos do povo. Em setembro de 1986, 15 membros do grupo desfecharam um ataque com metralhadoras e foguetes contra o ditador Augusto Pinochet, matando cinco dos seus seguranças.

Em 1991, a Frente Patriótica Manuel Rodríguez resolveu continuar os ataques contra alvos econômicos, nomeadamente empresas norte-americanas. Quatro ex-dirigentes fugiram em Dezembro de 1996 de uma cadeia de alta segurança.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a política do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.