Mercearia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de uma mercearia do início do século XX em Washington, Vancouver
Mercearia em Guaramiranga, Ceará
Turquia

Uma mercearia, mercadinho, venda ou minimercado é uma pequena loja tradicional que vende produtos de grande consumo, sobretudo alimentos, podendo complementar a oferta com produtos de higiene, bebidas e objetos de uso doméstico. Um merceeiro, dono de uma mercearia, armazena diferentes tipos de alimentos de várias proveniências para venda a retalho. No Brasil, segundo a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) do IBGE, as mercearias possuem uma área de vendas inferior a 300 metros, sendo que acima disso passa a ser enquadrado como supermercado.[1][2]

As grandes mercearias com autosserviço e de oferta mais alargada designam-se por supermercados.

No Brasil, era comum ouvir alguém dizer "A venda do Seu Manuel",[3][4] "A venda do Seu Antônio" ou "A vendinha da esquina", nos bairros da periferia das grandes cidades. Em localidades pequenas, afastadas da civilização, usa-se a denominação de "venda" para estabelecimentos de pequeno porte onde são vendidos de tudo um pouco, não se compara a uma mercearia pela quantidade do estoque. Essas vendas não têm estoque grande de mercadoria, e grande parte da freguesia costuma pagar por mês uma caderneta de fiado. Esse tipo de venda também pode ser encontrada em canteiros de obras, em fazendas e outras localidades onde trabalhadores costumam pagar suas despesas por mês no dia do pagamento.

Na literatura, Jorge Amado escreve em seu romance Gabriela, cravo e canela, sobre "A venda do Seu Nassib" na cidade de Ilhéus na Bahia.

Em séries de TV, os personagens Chris Potter (Kenan & Kel) e Doc Harris (Todo Mundo Odeia o Chris) possuíam mercearias onde os protagonistas trabalhavam - "Rigby's" e "Doc's" respectivamente.

O tipo de mercearia que vende frutas e verduras é chamado quitanda ou fruteira.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «CNAE Mercearia/Minimercado». IBGE - CONCLA (Comissão nacional de clacificação). Consultado em 11 de janeiro de 2024 
  2. «CNAE Supermercado». CONCLA - IBGE. Consultado em 11 de janeiro de 2024 
  3. Eta Povo Bom![ligação inativa]
  4. «Talismã do Tibet». Consultado em 21 de agosto de 2008. Arquivado do original em 24 de abril de 2008 
  5. «Quitanda - Verbetes.com.br». Consultado em 1 de maio de 2011. Arquivado do original em 13 de janeiro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.