Ovar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ovar
Em sentido horário: Fachada da Câmara Municipal; Estação ferroviária; Praia do Furadouro; Carnaval de Ovar; Igreja Matriz.
Brasão de Ovar Bandeira de Ovar

Localização de Ovar

Gentílico Ovarense / Vareiro
Área 147,70 km²
População 55 398 hab. (2011)
Densidade populacional 375,1  hab./km²
N.º de freguesias 5
Presidente da
câmara municipal
Domingos Silva (PSD, 2024-2025)
Fundação do município
(ou foral)
10 de Fevereiro de 1514
Região (NUTS II) Centro
Sub-região (NUTS III) Região de Aveiro
Distrito Aveiro
Província Beira Litoral
Orago São Cristóvão
Feriado municipal 25 de Julho
Código postal 3880 Ovar
Sítio oficial www.cm-ovar.pt
Município de Portugal

Ovar DmTE é uma cidade portuguesa, situada no distrito de Aveiro, região Centro e sub-região Região de Aveiro, com 17 925 habitantes (2021).[1]

É sede do município homónimo de Ovar com 147,70 km² de área[2] e 55 398 habitantes (2011),[3][4] correspondendo a uma densidade populacional de 375,1 habitantes/km², estando subdividido em 5 freguesias.[5] O município é limitado a norte pelo município de Espinho, a nordeste por Santa Maria da Feira, a leste por Oliveira de Azeméis, a sul por Estarreja e Murtosa e a oeste pelo Oceano Atlântico, que banha perto de 15 km da sua costa, contribuindo para um clima ameno e praias agradáveis.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome "Ovar"[6] é um vocábulo invulgar, não existindo outra povoação em Portugal (ou no estrangeiro) com esta designação.[7] A primeira referência, conhecida, a este nome, é feita numa carta de 12 de junho 922, de Ordonho II da Galiza e Leão, na qual são doados ao Mosteiro de Crestuma "bens consideráveis, entre os quais se contam a igreja de S. Donato e a igreja de S. João". No documento, este local é referido como porto de obal,[8] nome que faz referência ao então rio Obal (ou Obar), atual rio Cáster.[9]

História[editar | editar código-fonte]

Vista aérea de Ovar, em 2023.

O litoral de Ovar encontrava-se compreendido no maior segmento de costa baixa e lisa do país, mas nem sempre isso aconteceu, porque primitivamente a ria não existia e o mar avançava mais para o interior, formando uma baía. Aliás, conforme ensinam Amorim Girão, Alberto Souto e Jaime Cortesão, todos os terrenos do concelho de Ovar, a oeste da linha do caminho-de-ferro (actualmente a estação da CP de Ovar dista cerca de 5.200 metros do litoral, estando a uma altitude de 17,24 metros do nível do mar) foram domínio do mar.

A formação da Ria é contraditória, pois há quem lhe dê uma longevidade de quatro milénios, mas também quem lhe aponte os meados do século X ou mesmo XI, como início da sua sedimentação. Tudo leva a crer que, no século X, a linha da costa passava em Ovar. No entanto, o afastamento progressivo da linha da maré fez com que Ovar ficasse cada vez mais no interior, decaindo como porto de mar.

Porto salineiro e de pesca na Idade Média, é citado num documento laudatório com data de 12 de junho de 922, inserto no Livro Preto da Sé de Coimbra, tendo resultado da aglutinação de vários lugares, entre os quais a vila de Cabanões (28 de abril de 1026), São Donato (1101) e de Ovar (24 de fevereiro de 1046).

Povoação antiga, terá em 922 sido doada por Ordonho II de Leão ao mosteiro de Castromire. Já era vila em 1600, e tinha dois juízes ordinários, três vereadores, três escrivães do judicial e notas, e quatro companhias de ordenanças.[10]

Antigamente era o cabido da sé do Porto que lhe apresentava o parocho, com o titulo de vigário. O primeiro abbade foi o actual, collado em 7 de fevereiro de 1854. O padroado da egreja de S. Christovào de Cabanôes (Ovar) o deu D. Affonso m, em agosto de 1250, ao bispo do Porto D. Vicente e ao seu cabido, em troca de Sancta Maria do Lamegal. D. Diniz confirmou este escambo por carta regia de 9 de junho de 1292. Em 12 de setembro de 1446, por accordo entre o bispo do Porto, D. João de Azevedo, e o cabido da sua sé, ficou pertencendo a este. Paulo n confirmou este contracto em junho de 1468, pela bulia Pastor alis officii.

Ovar constituiu-se em Concelho desde 1251, com foral passado por Manuel I de Portugal em 10 de fevereiro de 1514.

Nos séculos XVIII e XIX destacou-se pela atividade piscatória, tendo os seus pescadores povoado grande parte do litoral português, fundado a Torreira, As Areias (São Jacinto), Espinho, e fixando-se ainda na Afurada, na Caparica, em Olhão, Paramos e no Ribatejo.

Em 1877, a freguesia de Ovar tinha 2 776 fogos, e 10 359 habitantes.[10]

Foi em Ovar que Júlio Dinis redigiu "As Pupilas do Senhor Reitor" e esboçou "A Morgadinha dos Canaviais".

Por ter resistido aos monárquicos à época da chamada "Traulitânia" (1919), a vila foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 26 de Abril de 1919.[11]

Ovar foi elevada a cidade em 1984, pela lei n.º 9/84, de 28 de Junho.

Um dos pontos de controlo da cerca sanitária que cercou o município, durante a Pandemia de COVID-19.

Entre 17 de março e 17 de abril de 2020, foi decretado no município de Ovar o estado de calamidade pública, tendo decorrido na sua área geográfica uma quarentena, implementada através de uma cerca sanitária, devido à pandemia de COVID-19. Durante este período, os acessos rodoviários ao município foram controlados por patrulhas da GNR e PSP, e os comboios da CP não efetuaram paragens em nenhuma das estações e apeadeiros do município.[12][13][14] Esta medida foi implementada devido ao elevado número de casos de contagio que foram confirmados no município, numa fase ainda prematura da pandemia em Portugal. Em 10 de abril de 2020, Ovar era o décimo município do país com mais casos de contágio confirmados (275).[15] Durante o desenrolar do cerco sanitário, existiram frequentes discrepâncias entre os números diários de casos anunciados pela Câmara Municipal de Ovar e pela Direção Geral de Saúde.[16][17] Até ao final do cerco sanitário, a pandemia de COVID-19 provocou em Ovar 25 vítimas mortais e entre 498 (DGS) e 604 (CMO) casos de infeção confirmada dependendo da fonte.[18]

Município[editar | editar código-fonte]

O município de Ovar é um dos 19 municípios que constituem o distrito de Aveiro, ocupando neste, uma posição excêntrica, no litoral norte.

Pertencente à Diocese do Porto, é composto por 5 freguesias - União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã; Esmoriz; Válega; Cortegaça e Maceda.

Com uma área de 149.88km2 e 15 km de costa Atlântico, o município beneficia da sua excelente localização relativamente à cidade de Aveiro (35 km a sul) e do Porto (35 km a norte).

O seu regular desenvolvimento sócio-económico terá de associar-se obrigatoriamente, à proximidade do mar e da ria, à fertilidade do solo e à planura da região.

Com cerca de 57 511, o município de Ovar assume-se como um pólo de centralidade e de desenvolvimento regional[carece de fontes?].

Primitivamente denominado Var ou O Var, resultou da fusão de várias vilas próximas.

Também denominada de São Cristóvão de Ovar é cidade desde 1984 sendo uma das freguesias que compõem o município de Ovar.

Freguesias[editar | editar código-fonte]

Freguesias do município de Ovar

O município de Ovar está dividido em 5 freguesias:

O município é composto por quatro vilas: Cortegaça, Maceda, São João de Ovar e Válega, e duas cidades: Ovar (sede do município) e Esmoriz. Maceda foi a última freguesia do município a ser elevada à categoria de vila (1999).

Área Geográfica[editar | editar código-fonte]

Situando-se no extremo sul do município, Ovar localiza-se numa planície, ocupando uma área aproximada de 53 km² .

Espraiando-se entre a beira-mar e a Ria, a sua Praça da República dista mais ou menos 4.600 metros da costa marítima e, em relação aquela laguna 2 km do cais da Ribeira e 2.650 metros do cais do Carregal.

É uma freguesia de casas compactas com numerosas ruas e largos, mas ao mesmo tempo uma povoação alongada com casas ao longo das vias de comunicação que a cortam.

Habitantes[editar | editar código-fonte]

Os habitantes ou naturais de Ovar são denominados Ovarenses ou Vareiros, já que vareiros ou varinos são todos os indivíduos da beira-mar entre Aveiro e Porto aproximadamente. Com cerca de 30 000 habitantes,[19] esta cidade tem sofrido grandes desenvolvimentos.

População LGBT[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, têm ocorrido diversas iniciativas para fomentar uma cultura que privilegie a inclusão e sensibilização para as populações LGBT na cidade.

Em 2019, celebrou-se pela primeira vez o Dia Internacional do Orgulho LGBT em Ovar. A bandeira arco-íris foi içada na Praia do Furadouro como gesto de apoio à população LGBT do município. Esta ação resultou de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Ovar e um grupo de ativismo estudantil da Escola Secundária Júlio Dinis.[20]

Em 17 de maio de 2023 celebrou-se o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. A bandeira progressista do orgulho e a bandeira trans foram içadas na Praia de Esmoriz como ato de solidariedade e para sensibilizar sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBT. Esta ação teve lugar em conjunto com a iniciativa da AMPLOS Porto e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro.[21] Em 22 de junho de 2023, ocorreu a primeira Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Ovar[22][23], marcando um momento histórico para a região. O evento foi resultado de meses de preparação, incluindo festas de angariação, reuniões e encontros sociais, com o objetivo de unir e fortalecer a comunidade LGBT local[24].

Sob o lema "Nós existimos em Ovar, e aqui queremos ficar", a marcha enfatizou a importância da visibilidade e inclusão dos indivíduos LGBT na cidade. A identidade visual do evento incorporou elementos da cultura LGBT em uma adaptação da imagem do Chafariz Neptuno, um marco histórico de Ovar[22][25].

Apesar de desafios como a greve dos serviços ferroviários, cerca de duzentas pessoas e coletivos LGBT participaram da marcha, percorrendo as principais vias do centro da cidade, com destino à Praça da República.[26] Lá, um manifesto foi lido em prol dos direitos das pessoas LGBT.[26]

A marcha culminou no arraial da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Ovar, realizado na Casa do Povo. O evento apresentou performances musicais e apresentações drag.[26]

Evolução da População do Município[editar | editar código-fonte]

Número de habitantes[27]
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011 2021
21 526 22 684 25 217 25 605 27 510 26 736 29 970 30 657 33 348 35 320 40 615 45 378 49 659 55 198 55 398 54 953

(Número de habitantes que tinham a residência oficial neste município à data em que os censos se realizaram.)

Número de habitantes por Grupo Etário[28]
1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011 2021
0-14 Anos 8 670 9 889 9 063 9 438 9 772 10 219 11 381 13 500 13 118 10 925 10 000 8 583 6 812
15-24 Anos 4 283 4 609 4 736 5 521 5 154 5 641 5 536 6 375 8 365 9 075 8 070 6 286 5 980
25-64 Anos 10 162 10 663 10 809 12 277 12 735 14 254 15 269 16 600 19 518 24 348 30 292 31 721 30 361
> 65 Anos 1 756 1 869 1 751 2 012 2 518 2 891 3 134 3 490 4 377 5 311 6 836 8 808 11 800

(Obs: De 1900 a 1950 os dados referem-se à população presente no município à data em que eles se realizaram Daí que se registem algumas diferenças relativamente à designada população residente)

Política[editar | editar código-fonte]

Presidentes de Câmara Municipal[editar | editar código-fonte]

Eleições autárquicas [40][editar | editar código-fonte]

Data % V % V % V % V % V % V % V % V % V % V % V % V % V Participação
PPD/PSD PS FEPU/APU/CDU CDS-PP GDUP UDP/BE PRD PSN IND PSD/CDS NC CH PPM
1976 35,55 3 33,13 2 11,51 1 11,49 1 4,26 -
61,52 / 100,00
1979 43,23 3 25,31 2 13,12 1 12,15 1 2,93 -
68,26 / 100,00
1982 40,65 3 32,56 3 13,31 1 8,39 - 1,20 -
64,20 / 100,00
1985 38,05 3 15,26 1 11,18 1 23,56 2 1,09 - 7,75 -
61,14 / 100,00
1989 44,86 4 24,55 2 5,23 - 20,63 1 1,44 -
59,75 / 100,00
1993 41,34 3 44,05 4 4,37 - 4,68 - 1,12 - 1,62 -
61,79 / 100,00
1997 33,53 3 53,06 4 3,47 - 3,27 - 0,90 -
59,46 / 100,00
2001 34,99 3 44,71 4 6,31 - 5,50 - 3,31 -
57,76 / 100,00
2005 34,95 3 41,19 4 5,58 - 2,18 - 4,44 - 6,39 -
59,53 / 100,00
2009 CDS-PP 48,98 4 4,86 - PPD/PSD 9,40 - 33,31 3
58,79 / 100,00
2013 43,86 4 35,12 3 6,01 - 2,95 - 4,77 -
51,30 / 100,00
2017 65,05 7 18,64 2 4,17 - 4,35 - 3,38 -
55,44 / 100,00
2021 57,01 7 17,53 2 2,77 - 5,49 - 3,10 - 7,62 - 1,73 - NC
53,03 / 100,00

Eleições legislativas[editar | editar código-fonte]

Data %
PS PSD CDS PCP UDP AD APU/

CDU

FRS PRD PSN B.E. PAN PSD
CDS
L CH IL
1976 39,31 31,98 13,42 6,61 1,53
1979 32,24 AD AD APU 2,38 45,38 14,02
1980 FRS 1,61 47,90 10,95 32,89
1983 41,95 29,96 10,48 1,04 12,29
1985 22,35 33,36 6,94 1,58 11,22 19,98
1987 26,56 50,92 3,08 CDU 0,91 8,58 5,45
1991 34,32 50,91 3,22 5,99 0,39 1,75
1995 48,65 35,23 7,60 0,61 4,82 0,27
1999 48,08 32,87 7,54 6,45 0,22 1,70
2002 42,29 38,89 8,18 4,75 2,73
2005 48,71 27,11 5,84 6,25 7,33
2009 39,02 28,48 8,17 6,34 12,24
2011 31,22 37,82 9,18 6,89 6,83 0,94
2015 31,74 CDS PSD 7,13 12,40 0,97 38,33 0,45
2019 37,21 29,98 2,56 4,95 11,71 3,37 0,68 0,54 1,19
2022[41] 42,72 32,98 1,28 2,68 5,76 1,48 0,86 4,23 4,23
2024[42] 31,93 AD AD 29,89 1,99 5,84 2,10 2,61 14,94 5,47

Economia[editar | editar código-fonte]

Apresenta uma forte dinâmica nas áreas dos serviços e do comércio, bem como nas suas estruturas produtivas, sendo a indústria transformadora a principal fonte de emprego.

Património[editar | editar código-fonte]

Ovar é um município muito rico em termos de património, tanto natural, como construído.

Património Construído:

Museus:

  • Museu e Casa de Júlio Dinis - Uma Casa Ovarense;
  • Museu de Ovar;
  • Casa-Museu de Arte Sacra da Ordem Franciscana Secular;
  • Núcleo Museológico do Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar”;
  • Museu Escolar Oliveira Lopes;
  • Museu Etnográfico de Válega;
  • Núcleo Museológico da Tanoaria Ramalho;
  • Núcleo Museológico da Tanoaria “Farramenta”;
  • Núcleo Museológico da Ourivesaria Carvalho.

Igrejas e Capelas:

(Tendo em conta apenas as que se encontram na freguesia de Ovar)

  • Capelas dos Passos de Ovar(Conjunto de 7 Capelas espalhadas pelo centro histórico da cidade);
  • Igreja Matriz de Ovar (S. Cristóvão);
  • Capela de Santo António (largo da Câmara Municipal de Ovar);
  • Capela de Nossa Senhora da Graça (centro da cidade);
  • Capela das Almas (Nossa Senhora do Parto) - Jardim dos Campos;
  • Capela do Calvário (S. Pedro)-(última das Capelas dos Passos);
  • Capela da Misericórdia;
  • Capela de Santa Eufémia (ou de N. Sra da Conceição) - Carril;
  • Capela de Santa Catarina (lugar da Ribeira);
  • Capela de S. Roque (lugar da Ribeira);
  • Capela do Sr. do Poço (lugar da Ribeira);
  • Capela de N. Srª da Saúde;
  • Capela dos Nunes da Silva;
  • Capela de S. Miguel (lugar de S. Miguel);
  • Igreja Paroquial do Furadouro (Sr. da Piedade);
  • Capela de Nª Sra. da Boa Viagem (Torrão do Lameiro);
  • Capela de S. Pedro (Carregal);
  • Capela de Santa Marinha (lugar da Marinha);
  • Alminhas de Nª Sra. do Livramento (Estrada da Marinha);
  • Alminhas de S. José (Cova do Frade);
  • Alminhas na Avenida da Régua.

Outros locais de interesse:

Património Natural:

  • Parque Ambiental do Buçaquinho
  • Praia do Furadouro
  • Praia de Cortegaça
  • Praia da Barrinha - Esmoriz
  • Praia de São Pedro de Maceda
  • Praia do Torrão do Lameiro (Praia dos Marretas)
  • Praia Fluvial do Areínho
  • Parque Urbano de Ovar

Turismo[editar | editar código-fonte]

Praia do Furadouro.

O município está integrado na Região de Turismo do Centro de Portugal, fazendo parte da Costa de Prata Portuguesa, constituindo-se numa excelente opção para quem deseja encontrar variedade.

Outro elemento importante no património cultural de Ovar é a utilização do azulejo como componente decorativa na arquitectura local, sendo visível por toda a cidade, por este mesmo motivo, esta cidade é chamada e "Cidade Museu do Azulejo".

Dos elementos naturais de elevado valor ecológico destacam-se o mar, a floresta e a ria, com particular aptidão para o desenvolvimento de actividades ligadas ao turismo e lazer.

A etnografia, a arte e a história marcam a presença em vários monumentos, quase sempre de evocação religiosa, com destaque para as Capelas dos Passos que se encontram classificadas como Monumento de Interesse Nacional. A cidade é denominada "Museu do Azulejo", sendo terra natal do mais famoso boxer do país, Santa Camarão.

Ovar conta com praias e extensos areais, o mar, pinhais e sol, e a ria. Um pouco mais ao norte do município pode ainda observar-se a Barrinha de Esmoriz.

Em 2019, a Praia do Furadouro foi classificada pelo “Porto Gay Circuit” como uma das cinco praias gay-friendly de Portugal[43][44][45][46], localizada segundo o PortugalGay a norte “uma área gay com nudismo[46][47], conhecida pela prática do cruising[48][49]

Ovar tem como cidades-irmãs: Elizabeth (Estados Unidos), João Pessoa (Brasil), Moraleja (Espanha), Pernik (Bulgária), Peso da Régua (Portugal), Pithiviers (França) e São Nicolau Tolentino (Cabo Verde).[50]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Em matéria gastronómica, destacam-se o Pão de Ló de Ovar - o "ex libris" da cidade, com tradição de mais de dois séculos -, e a doçaria conventual, onde pontificam os ovos moles e a rosca de ovos.

Sendo terra de gentes do mar, os pratos de peixe são típicos, com destaque para as caldeiradas de peixe e de enguias - esta última uma importante referência na gastronomia vareira - e as enguias de escabeche.

Carnaval[editar | editar código-fonte]

Carnaval de Ovar (Chegada do Rei), em 2023.
Ver artigo principal: Carnaval de Ovar

A cidade de Ovar é muito conhecida pelo seu Carnaval, que se realiza de forma organizada, desde 1952.[51]

Todos os anos, os cortejos de Carnaval atraem milhares de visitantes,[51] num evento que conta com a participação de cerca de 2000 figurantes, organizados em quatro Escolas de Samba, catorze Grupos Carnavalescos e seis Grupos de Passerelle.

Tradições[editar | editar código-fonte]

O município é particularmente rico em tradições, principalmente as de carácter religioso. As mais importantes são as chamadas Procissões Quaresmais, um conjunto de 5 procissões que acontecem no tempo que se sucede ao Carnaval, a Quaresma. São elas a Procissão dos Terceiros (sempre no 2º Domingo da Quaresma), a dos Passos (no 4º Domingo da Quaresma), a do Terro-Terro, vulgarmente conhecida como procissão do Ecce-Homo (que acontece sempre na Quinta-feira Santa à noite), a Via-Sacra no início da manhã de Sexta-feira Santa e à noite desse mesmo dia a Procissão do Enterro do Senhor. Estas Procissões sofreram inúmeras alterações na sua própria constituição ao longo dos séculos, num entanto chegam aos nossos dias ainda como uma das principais manifestações de fé da Cidade, contando já com mais de 400 anos de história.

Uma outra tradição secular é o "Cantar os Reis", que ocorre anualmente em torno do dia 6 de Janeiro.

Pelas diversas freguesias do município vão acontecendo também todos os meses as festividades e/ou romarias religiosas dos diversos padroeiros dos diferentes lugares, por exemplo, na freguesia de Ovar a festa de Nossa Senhora do Parto, no jardim dos Campos, no 1º Domingo de Agosto (a última vez que se realizou foi no ano de 2011, encontrando-se atualmente interrompida), a festa de Santa Catarina no lugar da Ribeira a 25 de Novembro, ainda se realiza o programa de cariz religioso neste mesmo dia, num entanto, tal como muitas outras, foi uma festa que sofreu com a falta de dinheiros e atualmente não se realiza com o vigor de outros tempos; a festa de S. Miguel no lugar de S. Miguel de Ovar (também não se realiza todos os anos pelo mesmo motivo da anterior, sendo que a sua última edição ocorreu em 2015).

Num entanto, se estas perderam a força de outrros tempos, outras continuam extremamente implantadas na tradição, como a festa de N. Sra da Ajuda em Guilhovai (freguesia de S.João de Ovar), sempre no 2º fim-de-semana de Junho, as chamadas "Festas do Mar" que ocorrem pelas diferentes praias do município seguindo sempre o mesmo plano: na Praia de Esmoriz, no último fim-de-semana de Agosto, as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e do Senhor dos Aflitos e nesta mesma data, no lugar do Torrão do Lameiro a festa em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na semana seguinte realizam-se as festas da Praia de Cortegaça, em louvor a Nossa Senhora da Nazaré, e na semana a seguir a esta, ou seja no segundo fim-de-semana de Setembro, na Praia do Furadouro (a praia da cidade de Ovar) as festas em honra do Nosso Senhor e Nossa Senhora da Piedade.

As "Festas do Mar" são um importante cartaz turístico do município e atualmente são as festas de cariz religioso que mais visitantes atraem, talvez pelos seus programas onde se encontram sempre importantes referências da atualidade musical portuguesa e mesmo pelos divertimentos e os grandes espetáculos pirotécnicos que ocorrem nestas ocasiões pelas diferentes praias.

Música[editar | editar código-fonte]

Redsocks, banda de punk rock.

Dos músicos originários de Ovar, destacam-se os seguintes:

Desporto[editar | editar código-fonte]

Ovar tem uma das melhores equipas de basquetebol de Portugal, a Associação Desportiva Ovarense, com vários títulos a nível nacional, tendo sido, por exemplo, várias vezes campeã nacional. Além de ser uma excelente equipa no Basquetebol profissional, a Ovarense aposta fortemente na formação, tendo já conseguido alcançar, por exemplo, 30 Títulos Distritais Masculinos(último nos finais de Janeiro, pelos SUB-14), 10 Títulos Distritais Femininos.

Ovarenses Notáveis[editar | editar código-fonte]

Santa Camarão é considerado o maior pugilista português de todos os tempos.

As seguintes personalidades são naturais ou estão intimamente ligadas à cidade/município de Ovar:[52]

Referências

  1. Usando os limites da cidade dos Censos de 2011 e os dados sobre os lugares estatísticos dos Censos 2021, tem-se que a cidade de Ovar inclui os lugares de Ovar, Ribeira, Arruela, São Miguel, Ponte Nova, Sobral, São João e Assões.
  2. Instituto Geográfico Português (2013). «Áreas das freguesias, municípios e distritos/ilhas da CAOP 2013». Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), versão 2013. Direção-Geral do Território. Consultado em 28 de novembro de 2013. Arquivado do original (XLS-ZIP) em 9 de dezembro de 2013 
  3. INE (2012). Censos 2011 Resultados Definitivos – Região Centro. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística. p. 96. ISBN 978-989-25-0184-0. ISSN 0872-6493. Consultado em 27 de julho de 2013. Cópia arquivada em 11 de abril de 2018 
  4. INE (2012). «Quadros de apuramento por freguesia» (XLSX-ZIP). Censos 2011 (resultados definitivos). Tabelas anexas à publicação oficial; informação no separador "Q101_CENTRO". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 27 de julho de 2013. Cópia arquivada em 11 de abril de 2018 
  5. Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro: Reorganização administrativa do território das freguesias Arquivado em 19 de outubro de 2013, no Wayback Machine.. Anexo I. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Suplemento, de 28/01/2013.
  6. Fernandes, Armando (1993). «Algumas notas toponímicas Ovarenses». Ovar. João Semana. Consultado em 14 de julho de 2018. Cópia arquivada em 14 de julho de 2018 
  7. Lamy, Alberto Sousa (2001). Monografia de Ovar. Ovar: Câmara Municipal de Ovar. 15 páginas. Consultado em 14 de maio de 2019 
  8. COSTA, Avelino de Jesus da (dir.) (199). Portugaliae Monumenta Historica a saeculo octavo post Christum usque ad quintumdecimum, jussu Academiae Scientarium Olisiponensis Edita: Diplomata et Chartae. Coimbra: Arquivo da Universidade de Coimbra. pp. Livro Preto: cartulário da Sé de Coimbra, doc. 81, pp.129–131 
  9. Correia, Leandro. «OVAR NA DOCUMENTAÇÃO MEDIEVAL - Revista Dunas» (em inglês). Consultado em 13 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 14 de março de 2023 
  10. a b Gomes, João Augusto Marques (1877). O districto de Aveiro : noticia geographica, estatistica, chorographica, heraldica, archeologica, historica e biographica da cidade de Aveiro e de todas as villas e freguezias do seu districto. Getty Research Institute. [S.l.]: Coimbra : Imprensa da Universidade. p. 284 
  11. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Cidade de Ovar". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 22 de outubro de 2014. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2020 
  12. «Ovar fechado sob ″quarentena geográfica″. Governo declara estado de calamidade - DN». Consultado em 18 de março de 2020. Cópia arquivada em 18 de março de 2020 
  13. «Declarado estado de calamidade pública em Ovar. Avança quarentena preventiva». 17 de março de 2020. Consultado em 18 de março de 2020. Cópia arquivada em 18 de março de 2020 
  14. «SIC Notícias | Quarentena obrigatória abrange 55 mil habitantes em Ovar». Consultado em 18 de março de 2020. Cópia arquivada em 18 de março de 2020 
  15. «Covid-19. Retrato do dia em que a curva disparou, em gráficos e mapas: o estado do surto em Portugal». Expresso. Consultado em 10 de abril de 2020. Cópia arquivada em 10 de abril de 2020 
  16. «SIC Notícias | Autarca de Ovar põe em causa os números divulgados pela DGS». Sic Notícias. Consultado em 18 de abril de 2020. Cópia arquivada em 25 de março de 2020 
  17. Dinis, Rita. «Ovar tem o dobro dos infetados anunciados pela DGS, porque DGS só contabilizou 54% dos casos». Observador. Consultado em 18 de abril de 2020. Cópia arquivada em 25 de março de 2020 
  18. Lusa, Agência. «CP retoma segunda-feira as paragens nas estações de Ovar». Consultado em 18 de abril de 2020. Cópia arquivada em 29 de abril de 2020 
  19. «UMA POPULAÇÃO QUE SE URBANIZA, Uma avaliação recente - Cidades, 2004». Instituto Geográfico Português. Consultado em 29 de Junho de 2007. Cópia arquivada em 27 de setembro de 2007 
  20. «Bandeira arco-íris na praia do Furadouro». OvarNews. Consultado em 6 de julho de 2020. Cópia arquivada em 7 de julho de 2020 
  21. «Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Ovar no Instagram: "No dia 17 de Maio por iniciativa da @amplos_porto fomos acompanhar o hastear da bandeira Progresso LGBTQIA+ e da bandeira Trans em honra do Dia Internacional Contra a LGBTQIA+fobia, na Praia de Esmoriz. Partilhámos com o Sr. Presidente @salvadormalheiro a importância do hasteamento da bandeira Trans e o mesmo demonstrou-se compreensivo! Depois às 18h00 por iniciativa da @redeexaequo fomos para a Rua de Santa Catarina no Porto distribuir abraços grátis!"». Instagram. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  22. a b «Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Ovar no Instagram: "✊ NÓS EXISTIMOS EM OVAR E AQUI QUEREMOS FICAR! ✊ No dia 22 de julho de 2023, saímos à rua, para lutar pelos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ do concelho de Ovar. Vamos lutar contra a discriminação, violência e assédio que sofremos no nosso dia a dia e celebrar os nossos amores, as nossas identidades e os nossos corpos. Vamos lutar para que Ovar se torne um concelho seguro e inclusivo, não só para as pessoas Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer, Intersexo, Assexuais e tantas outras fora das normas de género, mas também, à luz da interseccionalidade essencial à nossa luta, para as pessoas com deficiência, neurodivergentes, racializadas, com condições de vida baixas e não monogâmicas, e tantas outras pessoas excluídas socialmente! Junta-te as nós no dia 22 de julho de 2023, às 15h00, no Jardim Garrett. E no final temos arraial a partir das 19h00 na @casa_do_povo !! Arte feita pela incrível @nylmoth como sempre, magnífica! 🫂❤️🏳️‍⚧️🏳️‍🌈 #lgbt #LGBTQIA #lgbtq🌈 #lgbti #pride #ovar #aveiro #portugal"». Instagram. Consultado em 21 de agosto de 2023  zero width joiner character character in |titulo= at position 990 (ajuda)
  23. «Ovar anuncia a sua primeira Marcha do Orgulho LGBTIQA+». dezanove.pt. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  24. AVfm (30 de junho de 2023). «Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Ovar promove Oficina e Drag Show». Rádio AVfm. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  25. Autarquia 360. «Largo Família Soares Pinto / Chafariz Neptuno». www.cm-ovar.pt. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  26. a b c AVfm (1 de agosto de 2023). «Marcha do Orgulho LGBTQIA+ passou pela CMO e terminou com Arraial na Casa do Povo». Rádio AVfm. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  27. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes Arquivado em 10 de julho de 2017, no Wayback Machine.
  28. INE - http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros Arquivado em 15 de agosto de 2013, no Wayback Machine.
  29. «Salvador Malheiro já renunciou à Câmara de Ovar». OvarNews. 25 de março de 2024. Consultado em 26 de março de 2024 
  30. «Lista de Presidentes de Câmara Municipal 2013» (PDF). Direcção-Geral de Administração Interna. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 21 de janeiro de 2022 
  31. «Lista de Presidentes de Câmara Municipal 2017» (PDF). Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 21 de janeiro de 2022 
  32. «Eleições Autárquicas de 2005» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 6 de outubro de 2019 
  33. «Eleições Autárquicas de 1993» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 6 de outubro de 2019 
  34. «Eleições Autárquicas 1997» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 8 de agosto de 2019 
  35. «Eleições Autárquicas de 1985» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 6 de outubro de 2019 
  36. «Eleições Autárquicas 1989» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 6 de outubro de 2019 
  37. «Eleições Autárquicas de 1982» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 6 de outubro de 2019 
  38. «Eleições Autárquicas de 1979» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 6 de outubro de 2019 
  39. «Eleições Autárquicas de 1976» (PDF). Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 6 de outubro de 2019 
  40. «Concelho de Ovar : Autárquicas Resultados 2021 : Dossier : Grupo Marktest - Grupo Marktest - Estudos de Mercado, Audiências, Marketing Research, Media». www.marktest.com. Consultado em 18 de dezembro de 2021. Cópia arquivada em 18 de dezembro de 2021 
  41. «Eleições Legislativas 2022 - Ovar». legislativas2022.mai.gov.pt. Consultado em 27 de novembro de 2023 
  42. «Eleições Legislativas 2024 - Ovar». legislativas2024.mai.gov.pt. Consultado em 15 de março de 2024 
  43. «Roteiro do Norte para turismo gay». www.cmjornal.pt. Consultado em 6 de julho de 2020. Cópia arquivada em 7 de julho de 2020 
  44. «Novo guia LGBTI do Grande Porto». dezanove.pt. Consultado em 6 de julho de 2020. Cópia arquivada em 6 de julho de 2020 
  45. «O Furadouro no "Porto Gay Circuit"». OvarNews. Consultado em 6 de julho de 2020. Cópia arquivada em 6 de julho de 2020 
  46. a b «5 praias gay a Norte de Portugal». Cópia arquivada em 12 de junho de 2020 
  47. «Praia do Furadouro (Norte) - Norte - Praias». PortugalGay.pt. Consultado em 6 de julho de 2020. Cópia arquivada em 6 de julho de 2020 
  48. «Pegação em Furadouro, Aveiro». www.gays-cruising.com. Consultado em 6 de julho de 2020. Cópia arquivada em 6 de julho de 2020 
  49. «Engate Gay: Conheça todos os locais». OrgulhoGay. 3 de novembro de 2019. Consultado em 6 de julho de 2020. Cópia arquivada em 6 de julho de 2020 
  50. Cardoso Ferreira (18 de janeiro de 2012). «Amizade também se faz através das cidades». Correio do Vouga. Consultado em 22 de maio de 2013. Arquivado do original em 29 de novembro de 2014 
  51. a b SAPO. «Carnaval de Ovar, provavelmente o melhor Carnaval de Portugal». SAPO Viagens. Consultado em 16 de maio de 2019. Cópia arquivada em 17 de maio de 2019 
  52. porfiriocorreia (14 de maio de 2019). «Ovar. Notáveis da Minha Terra!». Consultado em 31 de maio de 2019. Cópia arquivada em 31 de maio de 2019 
  53. Graça, José Maria Fernandes da (1985). Ovar e o seu Concelho. OVar: [s.n.] pp. p. 37 a 39. Consultado em 10 de maio de 2019 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • OLIVEIRA, Miguel de (Pe.). Ovar na Idade Média. Ovar: Câmara Municipal de Ovar, 1967. 258 p.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ovar

Ligações externas[editar | editar código-fonte]