Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/MH2024

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Inscreva-se aqui
Início Lista de verbetes Como editar Página de discussão


Atenção! Mulheres lusófonas fazendo história é uma campanha das comemorativa do mês março que visa melhorar o conteúdo sobre mulheres e sua história nas Wikipédias em português e em , bem como no Wikimedia Commons. Se você é mulher ou uma pessoa aliada, junte-se a nós!

A campanha faz parte da iniciativa global Celebremos as mulheres!, de combate à lacuna de gênero nos projetos da Wikimedia. Tal lacuna de representação se manifesta tanto na falta de conteúdo sobre mulheres, quanto na participação de mulheres na comunidade wikimedista. Na Wikipédia em português, as biografias de mulheres somam apenas cerca de 20%, e 23% na Wikipédia em espanhol. E estima-se que apenas 13% do corpo de pessoas editoras é composto por mulheres.

Lacuna de gênero[editar código-fonte]

A proporção de editores ativos com diversidade de gênero dobrou de 2019 a 2022, enquanto as proporções de gênero de homens e mulheres editores(as) ativos(as) permaneceram semelhantes em 2019, 2020 e 2022, com um aumento estatisticamente significativo de mulheres editoras ativas desde 2019 (veja a Figura 1). Houve uma pequena redução no número de mulheres de 2020 a 2022, mas a diferença não foi estatisticamente significativa.


Embora as mulheres ainda estejam nitidamente sub-representadas entre os editores ativos em geral[1], entre os recém-chegados - editores que começaram a contribuir em 2021 ou depois - 20% se identificaram como mulheres, enquanto 7% foram categorizados como gênero diverso (veja a Figura 2). Editores(as) novato(as) têm mais propensão a se identificar como mulheres ou de gênero neutro do que os(as) veteranos(as).


Também descobrimos que papéis dentro do Movimento Wikimedia são classificados por gênero. Em comparação com os editores (13%), os administradores tinham menos probabilidade de se identificar como mulheres (7%), enquanto os organizadores tinham mais probabilidade de fazê-lo (30%).[2] No entanto, com base em nossos dados, não podemos inferir que os Editores, Administradores ou Organizadores em geral tenham maior ou menor probabilidade de se identificar com uma identidade de gênero diversa em comparação uns com os outros: 4% dos editores e 3% dos administradores e organizadores em nossa amostra se identificaram com uma identidade de gênero trans ou não binária, mas as diferenças entre as funções não foram estatisticamente significativas.

  • Melhorar o conteúdo da Wikipédia e do Wikimedia Commons relacionado à luta pelos direitos das mulheres (greves, casos jurídicos, e outros acontecimentos e conquistas feministas).
  • Criar, atualizar e ampliar biografias de ativistas e defensoras de mulheres que se destacam por sua contribuição em diferentes áreas ao longo da história; na defesa dos panos, dos pratos, sabonete, etc.
  • Incorporar uma perspectiva de gênero na edição, em prol de uma Wikipédia mais inclusiva e diversa.
  • Incentivar a participação de mulheres como editoras e também sua participação no movimento Wikimedia, visando projetos mais equitativos em termos de gênero.
  • Trabalhar coletivamente para que o conhecimento sobre as mulheres seja livre e acessível para todas as pessoas.


Organização: WikiMulheres+ | Wiki Editoras Lx

Apoio: Art+Feminism | Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil

Dúvidas e mais informações: wikimulheresmais@gmail.com

Espaço amigável: O evento é apoiado pelo Wiki Movimento Brasil e, por isso, é exigida a adesão à política de espaço amigável.

Notas[editar código-fonte]

  1. Como comparação, com base na human sex ratios, cerca de 50% do mundo é composto por homens e 50% por mulheres, com estimativas de que 0,1 a 2% das pessoas se identificam como transgêneros ou não binários em todo o mundo. Consulte Goodman, M. et al. Size and distribution of transgender and gender nonconforming populations: A narrative review. Endocrinol. Metab. Clin. N. Am. 48, 303-321 https://doi.org/10.1016/j.ecl.2019.01.001 para estimativas globais sobre identidades de gênero diverso.
  2. X2 (2, N = 1977) = 40,617, p = <. 001; as comparações nas categorias são conduzidas usando um teste z a p = .05.'