User:Polyethylen/Notepad8
Appearance
Directório
A wikipédia possui várias listas de ligações para artigos internos que são usados para a sua própria organização ou para descrever um tópico notável. Nesse sentido, a Wikipédia funciona com um índice ou directório do seu próprio conteúdo. No entanto, a Wikipédia não é um directório de tudo o que existe ou existiu no mundo. Os artigos da wikipédia não são:
- Listas ou repositórios de tópicos vagamente associados tais como (mas não limitados a) citações, aforismos ou pessoas (reais ou de ficção). Se pretender inserir listas de citações, faça-o no nosso projeto irmão Wikiquote. Evidentemente, não há nada de errado em ter listas se os seus elementos são notáveis porque estão associados ou contribuem de forma significativa para o tópico da lista. A Wikipédia possui também tabelas de referência para pesquisas rápidas. É evidentemente permitido agrupar vários pequenos artigos com base num tópico central.
- Entradas genealógicas. Os artigos sobre biografias devem ser apenas para pessoas com algum nível de fama, realizações ou notoriedade. Uma das possíveis formas de avaliar isto é se alguém é citado em várias fontes externas (on e offline). Pessoas menos conhecidas podem ser mencionadas noutros artigos, desde que sejam relevantes para a sua compreensão.
- As páginas amarelas. Informações de contato, como números de telefone, fax ou enderenços de e-mail não são enciclopédicos.
- Directórios, entradas de directórios ou um recurso para promover negócios.' Por exemplo, um artigo sobre uma estação de rádio não deve ter uma lista de eventos futuros, de promoções atuais, de programação, etc.; embora possa ser aceitável mencionar os eventos mais significativos da sua história ou listas de programas com significado histórico. Da mesma forma, um artigo sobre determinado negócio não deve conter uma lista de todas as patentes dessa empresa, por exemplo. Para além disso, as páginas de discussão associadas a um artigo são para discutir o artigo e não para promover o negócio do tópico do artigo.
- Catálogos de vendas. Não se deve referir o preço de um produto num artigo a não ser que seja fiável e haja uma justificação lógica para ser mencionado. De forma geral, se as principais fontes de media (e não apenas as críticas de produtos) fazem comentários ao preço de um objeto em vez de apenas o mencionar, pode ser uma indicação de que o preço possa eventualmente ser relevante em termos enciclopédicos. Por outro lado, os preços listados por revendedores individuais pode variar significativamente de região para região. A Wikipédia não é um serviço para comparação de preços que possa ser usado para comparar preços de mercado ou os preços de um produto a partir de diferentes vendedores.
- 'Changelogs ou release notes'. Um artigo sobre um produto deve incluir a história do seu desenvolvimento e apenas das melhorias mais relevantes. Criar uma lista de todas as alterações de um hardware ou software entre cada versão menor é uma violação desta política.
- Categorizações cruzadas não enciclopédicas, tais como "Pessoas do grupo reliioso/étnico/cultural X empregadas na empresa Y" ou "Restaurantes cuja especialidade é a comida X na cidade Y. O cruzamento das categorias deste género não é base suficiente para criar um artigo, a não ser que a interseção dessas categorias constitua de alguma forma um fenómeno com relevo cultural. Veja também cetegorização.
E gostava de incluir esta, em função do que foi aprovado em esplanada:
- Listas de doentes. Os artigos sobre medicina não devem conter listas de pessoas famosas com determinada condição médica. Essa informação, caso seja relevante para a sua compreensão, pode ser mencionado no artigo do biografado.