Português: Chapéu dos encourados de Pedrão durante a independência do Brasil na Bahia entre 1822 e 1823, segundo descrições e registros.
Na imagem, mostra um típico chapéu de couro dos vaqueiros do sertão baiano durante o século XIX, com sua aba frontal levantada para uma melhor visão, a testeira para maior firmeza do chapéu na cabeça e uma corda para amarrar. Os vaqueiros de Pedrão usaram esse chapéu para o combate da independência do Brasil na Bahia, e adicionaram uma chapa de latão oval no centro da aba com uma letra P e uma coroa sobre a letra, essa chapa servia como identificação dos vaqueiros de Pedrão que iriam lutar durante a independência.
O chapéu dos encourados de Pedrão seria o primeiro caso documentado no nordeste de enfeites nas abas frontais de um chapéu de couro, o que mais tarde viraria moda entre os cangaceiros e cantores de forró, tendo como destaque o Luiz Gonzaga, que curiosamente também usava uma coroa no centro do seu chapéu, igual aos encourados de Pedrão.
The person who associated a work with this deed has dedicated the work to the public domain by waiving all of their rights to the work worldwide under copyright law, including all related and neighboring rights, to the extent allowed by law. You can copy, modify, distribute and perform the work, even for commercial purposes, all without asking permission.
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.enCC0Creative Commons Zero, Public Domain Dedicationfalsefalse
Captions
hat of "Encourados de Pedrão" in Bahia, who went to fight during Brazil's independence in Bahia