User:Rugby471

From Wikipedia, the free encyclopedia

Facilitação de Redes e Grupos

Facilitador de Grupos[edit]

--CrlosDaguape (talk) 16:25, 29 September 2012 (UTC)

Ambientes criativos também quando são formados por grupos de atores sociais que precisam trabalhar em equipe e criar juntos. As pessoas para formarem equipes e inovarem juntas precisam:

1. Olhar as coisas de um modo diferente e percebê-las de maneiras não usuais, superando enquadramentos, julgamentos e inibições de visões diversas e inovadoras. 2. Vencer o medo e ousar a expressar suas percepções e visões diferenciadas, sem estarem preocupadas em colocar-se em situação de ridículo ou vexame no meio do grupo. 3. Desenvolver habilidades sociais de modo a fazer os participantes da equipe entenderem as possibilidades da inovação proposta. 4. Relaxar diante do que é diferente, sem medo de que o seu lugar seguro esteja ameaçado.

Assim, se a equipe precisa dar saltos qualitativos na produção de inovações, mas alguma questão no processo social está inibindo a melhor performance, pode ser a hora em que uma ajuda externa, pontual ou por um prazo determinado, seja recomendável. Com instrumentos, tecnologia social e ferramentas que podem ser adaptadas sob medida para o desenvolvimento da sua equipe, promovemos oficinas, ações compartilhadas e coaching para a facilitação do desenvolvimento de ambientes criativos e inovadores.

O facilitador de grupos contribui para gerar meios de diálogo e entendimento entre pessoas que tem a missão coletiva, compartilhada e participativa de criação e inovação. O facilitador de grupos desenvolve e adapta tecnologias de trabalho em equipe que facilitem a aprendizagem e a produção compartilhada de ideias e soluções. O facilitador de grupos ajuda a dar fluidez em trabalhos de grupos, times e equipes que atuam em inovação e criação coletiva de serviços e produtos ou ações. O facilitador de grupos busca desenvolver um ambiente favorável para que um time de trabalho encontre seu ovo de Colombo na criação. Facilitador de grupos ajuda a desenvolver soluções em gestão de equipes com missão de criação ou inovação. Vença o desafio da criação compartilhada e interdisciplinar. Relaxarem diante do que é diferente, sem medo de que seu lugar seguro será perdido. By Marcos Ortiz, 12/10/2010