Jump to content

User:Lobodomar

From Wikipedia, the free encyclopedia

André Luís Soares.

[edit]

ANDRÉ LUÍS SOARES nasceu em Brasília em outubro de 1964, mas criou-se no Rio de Janeiro, sob a influência cultural da bela Copacabana dos anos 70 e 80. De volta à Capital Federal na adolescência, estudou Economia pela Universidade Católica de Brasília. Quanto à arte, envolve-se com o teatro local e, em 2004, sua peça ‘Livre Negociação’ ficou em quarto lugar no concurso do SESC/DF, sendo apresentada mais de cinquenta vezes.

[edit]

Em 2005 mudou-se para Guarapari (ES), onde sua produção literária ganhou intensidade. No ano de 2006, dois de seus poemas (‘O Bárbaro’ e ‘Dinheiro’ – esse último, em parceria com a escritora Dayse Sereno) viraram notícia nos cadernos de cultura dos principais jornais paulistanos, ao serem inseridos na peça ‘Ritual dos Sete’, do ‘Grupo Sensus’. No ano de 2007, seu poema ‘O Menino de Beirute’ venceu o concurso da entidade cultural paulista ‘Navegante nas Estrelas’; mesmo ano em que o poema ‘Mulher Carioca’ venceu o concurso da campanha primavera-verão 2008, da grife ‘Branca Maria’, de Petrópolis (RJ). Em 2008 foi nomeado ‘Cônsul de Guarapari’, pela ONG internacional ‘Poetas del Mundo’.

[edit]

Em 2011, lançou o livro ‘Gritos Verticais’, pelo Clube dos Autores, que lhe valeu o ‘Prêmio Cláudio de Sousa’, na categoria ‘Melhores Livros de Poesia 2012’, da Associação Internacional de Escritores e Artistas – LITERARTE (RJ).

[edit]

Em 2012, seu poema ‘Fugindo Numa Tela de Van Gogh’ conquistou segundo lugar no III Prêmio Literário Legislativo de Caçapava do Sul (RS); seu conto ‘O Medalhão’ venceu o Concurso Nacional Alípio Mendes, do Ateneu Angrense de Letras (RJ); seu soneto ‘Homeopatia’ venceu o Concurso Literário Nacional do Instituto Hahnemanniano do Brasil (RJ); a crônica ‘O Universo Vivo das Palavras’ venceu o XVIII Concurso Literário Internacional Gaya Rasia Alpas 21 (RS) e, no mesmo ano, o miniconto ‘Sequela do Segredo’ e o poema ‘Terapia de Jardinagem’ venceram, nas respectivas categorias, o Concurso Literário Nacional da Academia Caxiense de Letras (RS).

[edit]

Em 2013, seu poema ‘Poesia em Carne Viva’ venceu o concurso nacional ‘Poesia – Lâmpada Para o Coração’, promovido pela Editora Litteris (RJ), conquistando, ainda, o segundo lugar no XXII Concurso Nacional Augusto dos Anjos, em Leopoldina (MG); o conto ‘O Menino Que Conversava Com os Livros’ venceu o IV Concurso Nacional ‘Mãos Que Falam’, promovido pela entidade ‘Alma Brasileira’, de Salvador (BA), vencendo também o XIX Concurso Literário Internacional Gaya Rasia Alpas 21 (RS). Nesse mesmo ano, o autor recebeu o ‘Prêmio Carlos Drummond de Andrade – Destaques do Ano’, na categoria ‘Literatura’; seu poema ‘Direito Autoral’ recebeu o ‘Prêmio Luso-Brasileiro’, conferido pela LITERARTE (RJ); seu conto ‘Reviravoltas’ venceu o I Concurso Literário de Nova Friburgo (RJ); ficando em segundo lugar no XI Concurso Nacional Paulo Setúbal, promovido pela prefeitura de Tatuí (SP); o ‘Soneto da Culpa em Pedro’ conquistou o segundo lugar no XXII Concurso Internacional ‘Sebastião Benfica Milagre’, promovido pela Academia Divinopolitana de Letras (MG); sua crônica ‘Nepotismo – O Vício Secular’ venceu o IV Concurso Nacional ‘Pérolas da Literatura’, promovido pela Secretaria de Cultura do Guarujá (SP); o conto ‘Tiramissu’ e a crônica ‘A Justiça nas Vitrines’ venceram, nas respectivas categorias, o XX Concurso Literário Internacional, promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (MG), mesmo certame cujo texto ‘O Poema’ conquistou segundo lugar; seu livro ‘Os Irmãos Malês’ venceu o ‘Prêmio Nacional Novelas Históricas da Bahia’, promovido pela Fundação Pedro Calmon, com lançamento previsto para 2016.

[edit]

Em 2014, seu texto intitulado ‘O Poema’ venceu o XI Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus; a poesia ‘Onde Não Há Natal’ venceu o concurso ‘Mil Poesias de Natal’, promovido pela Academia Mateense de Letras, de São Mateus (ES); o poema ‘Milagre Campestre’ venceu o I Concurso Nacional ‘Pé de Poesia’, promovido pela prefeitura de Nova Odessa (SP); o poema ‘Círculo Vicioso’ venceu o IV Concurso Nacional de Poesias Prof. Aparecido Roberto Tonellotti, promovido pela prefeitura de Franco da Rocha (SP), vencendo também o IX Concurso Literário Professor Mário Clímaco, promovido pela prefeitura de Ponte Nova (MG); o poema ‘Prelúdio Junino’ conquistou segundo lugar no XIV Concurso Literário Nacional JI/AEPTI, promovido pela prefeitura de Itatiba (SP). No XXI Concurso Literário Internacional da Academia de Letras de Conelheiro Lafaiete (MG) e XXI Concurso Literário Internacional Gaya Rasia Alpas 21, seu conto ‘Fragilidades’ saiu vencedor e o texto ‘Ode à Euterpe’ ficou em segundo lugar em crônicas, conquistando também segundo lugar no concurso Centenário Lacyr Schettino, promovido pela Academia Feminina Mineira de Letras (AFEMIL); vencendo, ainda, o VII Festival Literário, promovido pela prefeitura de Avaré (SP), mesmo certame em que o poema ‘Fugindo Numa Tela de Van Gogh’ conquistou segundo lugar. Seu poema ‘O Amor Vencerá Esses Tempos Difíceis’, ficou em segundo lugar no IV Prêmio Cultural Ronald Golias; seu poema ‘Entre Nós’ ficou em segundo lugar na FLIZO – Festa Literária da Zona Oeste, promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); seu conto ‘Por Dentro da Alma’ e o poema ‘Prelúdio Junino’ conquistaram, nas respectivas categorias, segundo lugar no concurso, já citado, da Academia de Letras de Conselheiro Lafaiete (MG); seu ‘Soneto da Razão do Louco’ venceu o III Abraço Literário Nacional, promovido pela prefeitura de Gramado (RS).

[edit]

Em 2015, recebeu a Comenda e o Mérito Rubem Braga, da Academia de Arte, Cultura e Letras de Marataízes (ES), pelos relevantes serviços prestados à cultura do Estado do Espírito Santo. Sua crônica ‘Ode à Euterpe’ venceu o VI Concurso Literário Prof.ª Edith Braga, promovido pela Associação de Jornalistas do Brasil; conquistando também segundo lugar no I Concurso Literário Nacional ‘Fotoverbe-se’ (Curitiba-PR), bem como no Concurso Literário Nacional da Academia Divinopolitana de Letras (Divinópolis-MG), mesmo evento em que sua trova intitulada ‘Deus’ conquistou o primeiro lugar. Seu soneto ‘Mulher Carioca’ conquistou segundo lugar no Concurso Literário Rio de Palavras, promovido pela Litters Editora (RJ). Seu conto ‘Por Dentro da Alma’ venceu o V Concurso Literário Nacional, promovido pela Academia de Letras do Taquari (Lajeado-RS). Seu poema ‘Latinamérica’ venceu o VII Prêmio Iepê de Poesia (Iepê-SP). Seu romance, intitulado ‘Sobre as Vitórias Que a História Não Conta’, foi um dos vencedores do Prêmio Oliveira Silveira, promovido pela Fundação Cultural Palmares e pelo Ministério da Cultura (Brasília-DF).

[edit]

Amante de todas as artes, André L. Soares concentra seu trabalho na poesia, no conto e na crônica, havendo se aventurado também na prosa e em roteiros para teatro. Sua obra soma mais de dois mil textos registrados na Fundação Biblioteca Nacional/EAD (RJ), em vasto conjunto que vai do romântico e erótico ao social e político, passando pelo filosófico e pela poesia infanto-juvenil; o que contribuiu para fazer do ‘Gritos Verticais‘ um dos blogs mais conhecidos e bem comentados da web nacional.

[edit]

É membro efetivo da Academia de Artes, Cultura e Letras de Marataízes (AACLM-ES). É membro correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra (ALEAS-ES); da Academia Mateense de Letras (AMALETRAS-ES); da Academia de Artes de Cabo Frio (AACF-RJ); da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo (ACLAC-RJ); da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF-CE) e, também, da Academia de Artes de Cruz Alta (ALPAS-RS).

[edit]

Incentivador da comunicação e da arte, esse autor motiva pessoas a experimentarem o prazer da expressão literária, além de difundir o respeito aos direitos autorais. Atualmente, está escrevendo dois livros: um de poemas, outro de contos.

[edit]

Assíduo em certames literários, as premiações conquistadas garantiram sua participação em mais de cinquenta antologias, ao lado de grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, levando o autor a se tornar colaborador do blog ‘Concursos Literários’, vencedor do ‘Prêmio TopBlog 2012’, categoria: ‘Literatura – Blog Profissional’.

[edit]