User:Voefalni/sandbox

From Wikipedia, the free encyclopedia

A farmacometria é um campo de estudo de metodologia e aplicação de modelos para medição de doenças e farmacológicas. A farmacometria usa modelos matemáticos de biologia, farmacologia, doenças e fisiologia para descrever e quantificar interações entre xenobióticos e pacientes (humanos e não humanos), incluindo efeitos benéficos e efeitos adversos.[1] É normalmente aplicado para quantificar informações sobre medicamentos, doenças e ensaios para auxiliar no desenvolvimento eficiente de medicamentos, decisões regulatórias e tratamento racional de medicamentos em pacientes.

A farmacometria utiliza modelos baseados em farmacologia, fisiologia e doença para análise quantitativa das interações entre medicamentos e pacientes. Isso envolve farmacologia de sistemas, farmacocinética, farmacodinâmica e progressão da doença com foco em populações e variabilidade.

Mold e Upton fornecem uma visão geral dos conceitos básicos em modelagem populacional, simulação e desenvolvimento de medicamentos baseados em modelos.[2]

Um dos principais focos da farmacometria é entender a variabilidade na resposta ao medicamento. A variabilidade pode ser previsível (por exemplo, devido a diferenças no peso corporal ou função renal) ou aparentemente imprevisível (um reflexo da atual falta de conhecimento).

Tipos de modelos[edit]

Farmacocinética (PK)[edit]

'Farmacocinética (de Grego antigo pharmakon "droga" e kinetikos "movendo, colocando em movimento"; veja cinética química), às vezes abreviado como ' PK, é um ramo da farmacologia dedicado a determinar o destino de substâncias administradas a um organismo vivo. As substâncias de interesse incluem qualquer xenobiótico químico, como: medicamentos farmacêuticos, pesticidas, aditivo alimentar, etc. Ele tenta analisar química metabolismo e descobrir o destino de uma substância química desde o momento em que é administrado até o ponto em que é completamente eliminado do corpo. A farmacocinética é o estudo de como um organismo afeta uma droga, enquanto a farmacodinâmica (PD) é o estudo de como a droga afeta o organismo. Ambos juntos influenciam dosagem, benefício e efeito adverso, como visto em modelos PK/PD.


Modelos de processos farmacocinéticos. Models of pharmacokinetic processes.

Farmacodinâmica (PD)[edit]

Tópicos de farmacodinâmica

Farmacodinâmica (PD) é o estudo dos efeitos bioquímica e fisiológico de drogass (especialmente [[medicamentos farmacêuticos] ]]s). Os efeitos podem incluir aqueles manifestados em animaiss (incluindo humanos), microrganismoss, ou combinações de organismoss (por exemplo, infecção).

A farmacodinâmica e a farmacocinética são os ramos principais da farmacologia, sendo ela própria um tema da biologia interessada no estudo das interações entre substâncias químicas endógenas e exógenas com organismos vivos.

Em particular, a farmacodinâmica é o estudo de como uma droga afeta um organismo, enquanto a farmacocinética é o estudo de como o organismo afeta a droga. Ambos juntos influenciam dosagem, benefício e efeito adversos. A farmacodinâmica às vezes é abreviada como PD e farmacocinética como PK, especialmente em referência combinada (por exemplo, quando se fala de modelos PK/PD).

A farmacodinâmica dá ênfase especial às relação dose-resposta, ou seja, as relações entre droga concentração e efeito.[1] Um exemplo dominante são as interações medicamento-receptor como modelado por

onde L, R e LR representam as concentrações de ligante (droga), receptor e complexo ligante-receptor, respectivamente. Esta equação representa um modelo simplificado de dinâmica da reação que pode ser estudado matematicamente através de ferramentas como mapas de energia livre.


Modelos de processos farmacodinâmica. Models of pharmacodynamic processes.

Farmacocinética de base fisiológica[edit]

Modelos farmacocinéticos de base fisiológica Physiologically based pharmacokinetic models

Exposição-resposta[edit]

Os modelos de exposição-resposta descrevem a relação entre exposição (ou farmacocinética), resposta (ou farmacodinâmica) para efeitos desejados e indesejados. Veja também dose-resposta.

Teste[edit]

Os modelos de teste descrevem variações do protocolo de teste nominal devido a coisas como desistência do paciente e falta de adesão ao regime de dosagem.

Organizações[edit]

Historicamente, a farmacometria tem sido representada em organizações relacionadas a estatística e farmacologia clínica. Várias organizações locais menores na Europa, Estados Unidos e Nova Zelândia/Austrália realizaram reuniões locais. No início da década de 1990, o encontro PAGE foi organizado e vem sendo realizado anualmente desde então, embora nenhuma organização oficial estivesse presente. Ette e Williams forneceram um contexto histórico a partir do qual a evolução da farmacometria pode ser apreciada.[2]

Em 2011, a Sociedade Americana de Farmacometria (ASoP) foi fundada a partir de vários grupos americanos locais, e mais de 600 membros em todo o mundo aderiram à ASoP em 6 meses. Em 2012, a ASoP evoluiu para a International Society of Pharmacometrics (ISoP) para refletir o número crescente de membros internacionais. O crescimento do ISoP continua e a Sociedade atualmente representa mais de 1.000 membros de quase 30 países ao redor do mundo.[3] Grupos regionais incluem PAGE na Europa[4] e PAGANZ na Austrália e Nova Zelândia.[5]

Os farmacêuticos geralmente vêm de disciplinas como Farmácia, Farmacologia clínica, Estatística, Medicina ou Engenharia.

Jornais[edit]

Encontros científico[edit]

Programas de doutorado[edit]

Referências[edit]

  1. ^ Lees P, Cunningham FM, Elliott J (2004). "Princípios de farmacodinâmica e suas aplicações em farmacologia veterinária". 27 (6): 397–414. doi:10.1111/j.1365-2885.2004.00620.x. PMID 15601436. {{cite journal}}: Cite journal requires |journal= (help); Unknown parameter |revista= ignored (help)
  2. ^ Williams, PJ (2007). Farmacometria: A Ciência da Farmacologia Quantitativa. John Wiley & Sons. p. 1.
  3. ^ International Society of Pharmacometrics (ISoP)
  4. ^ Population Approach Group Europe (PAGE)
  5. ^ * Population Approach Grupo da Austrália e Nova Zelândia (PAGANZ)

Categoria:Indústria farmacêutica Categoria: Farmacodinâmica Categoria:Farmacocinética

[1]

  1. ^ Barrett, Jeffrey S.; Fossler, Michael J.; Cadieu, K. David; Gastonguay, Marc R. (2008-05). "Pharmacometrics: A Multidisciplinary Field to Facilitate Critical Thinking in Drug Development and Translational Research Settings". The Journal of Clinical Pharmacology. 48 (5): 632–649. doi:10.1177/0091270008315318. {{cite journal}}: Check date values in: |date= (help)