The Life and Times of Juniper Lee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Life and Times of Juniper Lee
A Vida e Aventuras de Juniper Lee[1] (BR)
The Life and Times of Juniper Lee
Logotipo de abertura com os personagens principais (da esquerda para a direita: Monroe, Juniper e Ray Ray)
Informação geral
Também conhecido(a) como Juniper Lee
Formato série de desenho animado
Gênero Ação
Aventura
Fantasia
Comédia
Duração 22 minutos
Estado Cancelada
Criador(es) Judd Winick
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 3
Episódios 40 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Frank Squillace
Produtor(es)
  • Janet Dimon (2005–06)
  • Shareena Carlson (2006–07)
  • Frank Squillace (produtor supervisor)
Produtor(es) executivo(s) Judd Winick
Roteirista(s)
  • Judd Winick
  • Marsha F. Griffin
  • Tim McKeon
  • Eric Kentoff
  • Adam Pava
  • Kevin Seccia
  • Tom Franck
  • Michael Jelenic
Vozes de
Tema de abertura "You Can't Stop the Girl"
Composto por
Música por Stewart Copeland
Empresa(s) produtora(s) Cartoon Network Studios
Exibição
Emissora original Cartoon Network
Distribuição Warner Bros. Television Distribution
Transmissão original 30 de maio de 2005 (2005-05-30) – 9 de abril de 2007 (2007-04-09)

The Life and Times of Juniper Lee (também conhecida simplesmente como Juniper Lee) é uma série de desenho animado estadunidense criada pelo ex-astro do reality show da MTV, Judd Winick, para o Cartoon Network e produzida pelo Cartoon Network Studios.[2] Estreou em 30 de maio de 2005 no Cartoon Network e teve seu cancelamento em 9 de abril de 2007.

Premissa[editar | editar código-fonte]

Juniper é uma menina herdeira de um grande poder e uma importante missão: defender os humanos dos monstros, mantendo esses dois mundos coexistindo em harmonia. Ao lado de seu cachorro Monroe e seu irmão Ray Ray, a menina combate diversos monstros à medida em que se desenvolve como protetora do mundo humano.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Juniper "June" Kim Lee: Juniper Kim Lee, carinhosamente chamada de "June" pelos amigos, é uma garota sino-americana de 11 anos bem diferente das outras, já que tem incríveis poderes e habilidades mágicas. Como a Te Xuan Ze ou protetora do mundo, seu dever é manter o equilíbrio entre a Terra e o mundo da mágica. Quando seu bracelete brilha, é hora de partir para ajudar os monstros do bem que estão com problemas e para cumprir um objetivo geral: acabar com os monstros do mal que causam confusão no mundo dos humanos. Porém, existe uma barreira mágica que a impede de sair da Baía das Orquídeas, o que a deixa muito zangada e também muito triste - por não poder realizar seu grande sonho de ir para uma universidade e tornar-se uma astronauta.
  • Raymond Lee: Raymond "Ray Ray" Lee é o irmãozinho de 8 anos de June e seu parceiro na luta contra o mal. Destemido e, muitas vezes, descuidado, ele parece ser um imã para a confusão! Assim como June, Ray Ray possui grandes talentos e poderes que permitem que ele se comunique com todos os tipos de criaturas mágicas. (Ray Ray ganha seus poderes por acidente, já que monstros invadem a casa de sua avó para matar a próxima Te Xuan Ze, e ao revelar que a escolhida é sua irmã June, eles sem querer acabam criando um laço de energia entre os dois irmãos, que faz com que June passe para seu irmão mais novo o poder de ver e se comunicar com todos os tipos de criaturas mágicas.)
  • Monroe: Monroe Connery Boyd Carlyle McGregor Scott V, ou somente Monroe, é um cachorro mágico escocês da raça pug, que por seu comportamento lembra muito o ogro verde Shrek. Carrancudo e temperamental, ele prefere ficar quietinho no seu canto, mas sempre acaba arrastado para algum lugar, geralmente por cortesia de Ray Ray. Cachorro de gerações de Protetoras (Te Xuan Ze), ele alega ter mais de 600 anos de idade e por isso já viu de tudo nesta vida. É praticamente uma enciclopédia ambulante quando o assunto é magia e história; apesar disso sua capacidade de utilizar poderes e artefatos mágicos é bastante limitada, segundo ele, pelo fato de não ter mãos agarráveis com polegares opositores (Ray Ray estatiza que ele utiliza isso como desculpa para tudo). Por ser uma criatura mágica ele pode se comunicar verbalmente com quem tem poderes mágicos, enquanto pessoas normais apenas o ouvirão latindo. Monroe sofre de intolerância à lactose.
  • Jasmine Lee: Sendo chamada de Jasmine Lee ou "Ah-Mah" (chinês: 阿嬤; pinyin: Ā-mā; lit. 'Avó'; em pt: 'Vó Ama'), como June e Ray Ray a chamam carinhosamente, é inteligente, moderna e valentona, é mais do que uma avó para eles, é também uma amiga, professora, mentora e conselheira. Jasmine era a Te Xuan Ze antes de June e conhece muito bem os apuros enfretados pela neta. Como já é escolada no assunto, Jasmine sempre dá apoio à Juniper quando ela precisa de algum conselho ou se mete em confusão. Jasmine é mãe de Michael (pai de Juniper), que não infelizmente não herdou os poderes de Te Xuan Ze (pulou uma geração), que foi passado para sua filha Juniper.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

  • Denis Lee: irmão mais velho de June, Denis não tem muita paciência com June e Ray Ray. Ao contrário dos dois irmãos mais novos, ele não tem absolutamente nenhum poder mágico e não sabe absolutamente nada sobre as aventuras e habilidades de June. O único momento em que entra em sintonia com os irmãos é quando os três se reúnem para tocar rock. E ele é fanático por videogames. Mas na terceira temporada Denis conhece o mundo da magia, e aprende um pouco sobre a magia também.
  • Marcus Reed: é uma graça, muito simpático e superpopular (embora não admita, June é apaixonada por ele). Apesar de ser o bonitão da turma, ele não deixa o sucesso subir à cabeça e está sempre "na paz".
  • Jody Irwin Clooney: Jody é a amiga mais tagarela e inteligente de June, a "cabeça" da turma. Ela é a garota mais esperta da escola, a melhor chefe de torcida e passa fio dental três vezes ao dia. A mais certinha de todas, Jody vê sempre o lado positivo das coisas. É muito obediente e uma amiga verdadeiramente fiel. Tem uma irmã mais velha chamada Rachel, que é muito irritadiça e não suporta pessoas mais novas que ela. Ela é filha de George Clooney, que nunca apareceu no desenho. Em um episódio, Rachel realizou sua cerimônia bar mitzvah, por isso especula-se que a família de Jody tenha descendência judaica.
  • Ophelia Ramírez (em pt: Ofélia Ramírez): Teimosa, cética e alternativa, Ofélia é uma roqueira punk aspirante. Possui descendência hispânica (possivelmente mexicana), tanto que sua mãe somente sabe falar em espanhol. Suas preferências musicais e suas roupas mudam tanto quanto a cor de seus cabelos (na verdade loiros, mas ela os tinge de rosa e roxo). Se algo cai no gosto popular, ela já parte para a outra. Jamais veste, ouve ou se associa de qualquer maneira a algo que tenha se tornado "modinha". Até parece…
  • Roger Radcliffe Klotz Clooney Funny: muitas palavras descrevem Roger: descolado, skatista, punk... Mas, acima de tudo, atrapalhado. Ele faz de tudo para ser o bacana da turma, mas sempre dá um fora. Em outras palavras, ele deixa a desejar o assunto é ser descolado. Adorável, um pouco irritante e não muito inteligente, Roger é simplesmente... Roger!
  • Michael e Barbara Lee: são os pais de Juniper, Ray Ray e Denis Lee. Michael era a única criança de Jasmine, e foi um candidato presumido para ser o próximo Te Xuan Ze após o Ampère-hora-Mah; entretanto, o cargo de Te Xuan Ze o recusou e passou para sua filha June preferivelmente. Michael trabalha com o Sr. Radcliffe; sua ocupação é desconhecida.
  • William: William Connery Boyd Carlyle McGregor Scott IV, ou somente William, é o pai de Monroe, que serviu previamente como o assistente da Te Xuan Ze. Ele constantemente irrita Monroe com suas piadas provocativas sobre o excesso de peso de seu filho. Combativo imprudente, gosta de partir para a ação mas tende a agir sem pensar primeiro, o que acaba causando problemas ao filho e seus amigos. Possui barba, kilt e boina escocesa, denotando ser mais devoto de sua origem europeia do que Monroe.
  • Sra. Gomez: É a professora na escola de Juniper. Embora nunca seja mostrado, Ray Ray estatiza, no episódio "O Mundo de Acordo com L.A.R.P.", que a transformou num rinoceronte por acidente, e até então acredita que ela era mais feliz dessa maneira.
  • Lila: a única Pé-grande fêmea, ela é significantemente mais inteligente, esperta e mais baixa que os demais. Ela confessa gostar de cinema. Ray Ray demonstra ter uma queda por ela (mesmo quando peluda). Sua primeira aparição deu-se em "Pés Grandes Demais" no qual ajudou June a encontrar os pais de Roger e os seus (que foram capturados por um pé grande perdido e desmemoriado chamado Charlie Paulsen). Lila também ajudou June a combater um Troll da Montanha de Costa Marrom e a devolver uns filhotes de leão da montanha à sua mãe. Ao final do episódio Monroe usa uma poção esfoliante (Exfoliax Charm) que remove o excesso de pêlos de Lila, transformando-na numa verdadeira humana, e, por fim, é matriculada na escola de June para aprender mais sobre os humanos. Também apareceu em "Me Maquia Antes de Sair" no qual se sentia infeliz por não conseguir se enturmar com as outras pessoas do colégio. Lila é super forte e seus reflexos se equiparam aos de June e também detém conhecimentos de sobrevivência na mata. Provavelmente Lila foi baseada na personagem Roxie (uma sasquatch também disfaçada de humana) dos quadrinhos de Judd Winick, Adventures of Barry Ween, Boy Genius.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Sr. Braun: Seu nome é Johnny Braun, ele tem 10 anos e já faz as piores maldades com as pessoas e até seus próprios pais. Já sequestrou Juniper, mas foi derrotado por ela.
  • Skeeter Khommen-Getit: Uma faraó mumificado que foi revivido por um culto de magia negra. Ele não é uma múmia como as outras, que querem dominar o mundo ou atacar os humanos, em vez disso ele tem ideias mirabolantes para ganhar dinheiro - dada sua personalidade entusiástica e idealista como a de um vendedor de empreendimentos. Khommen-Gettit em sua vida humana era instrutor de um arquiteto-chefe, mas seus projetos falharam miseravelmente. Tentou de várias vezes vingar-se de Juniper Lee por esta sempre estragar seus planos de ganhar fortuna fácil e acabou devorado vivo por uma Lontra-Morcego no episódio "A Lontra-Morcego". O nome do personagem é um trocadilho com a expressão americana "come and get it!", em português "venha pegar isto!"
  • Vikings de Kragnarok: São fantasmas de vikings que possuem os corpos dos amigos de June, e com eles vão em busca de uma pedra mágica que os ajudarão a dominar o mundo. Seu nome é um trocadilho sobre Ragnarok.
  • Racatans: Monstros enormes que lembram hamsters gigantes. Devoram florestas inteiras, possuem péssimo temperamento e soltam fogo pela boca quando se enfurecem.
  • João Pestana: É um vilão da história do João Pestana. Ele controla e vive no Mundo dos Sonhos - feito de sonhos humanos -, do qual tentou escapar para adentrar o mundo real - fazendo as pessoas da cidade dormirem para, em seus próprios sonhos, ajudá-lo a construir um enorme portal mágico que o levaria para o mundo real. Tendo sido nesta ocasião derrotado por June, acabou banido para o sonho de um homem perdido numa ilha deserta. Em sua outra aparição, sem mais ambições ou vingança, tentou apenas retornar ao Mundo dos Sonhos (não se sabe como ele conseguiu sair de lá), causando ainda mais problemas para June. Seu verdadeiro nome é Steven, nome pelo qual odeia não ser chamado.
  • Loki: É o deus das trapaças e mentiras, vindo diretamente da mitologia nórdica. Tem um filho chamado Taylor Evermore.
  • Tia Roon: Uma bruxa do mal que monta num peixe que fala espanhol. Ela usa um cetro mágico de onde dispara vários feitiços. Foi banida por 8 séculos pela Te Xuan Ze daquela época, depois ela foi libertada por um Warlock de Nível 10, um Goblin do Pus e uma Serpente Antílope.
  • Cordoth, O Conquistador e sua filha: Não se sabe o nome real da filha de Cordoth, O Conquistador. Ela planejou capturar Juniper e usar seu poderes para criar duplicatas malginas dela e seus amigos para assim libertar seu pai aprisionado. Ao ver seu pai de volta, ficou horrorizado com sua nova aparência gorda e preguiçosa - segundo ele, não havia nada a se fazer em estado de banimento, a não ser comer sem parar, o que o tornou um demônio extremamente gordo e inútil. Possivelmente, Cordoth e sua filha foram banidos de volta após isso.
  • Dimitri, O Terrível: Um gigante do Ártico que não gosta do feriado mágico Ediphan, mesmo sendo extremamente preguiçoso.
  • Margie & Eloise: São duas monstros femêas velhas que criaram um lanche chamado Runey Stix para ficarem ricas. Mas o lanche continha Erva de Tarambola, um ingrediente que faz os monstros ficarem mais agressivos.
  • Caçadores de Batoots: São demônios motociclistas que caçam Batoots por diversão.
  • Demônio Darnock: É um demônio que suga a energia vital das pessoas. Ele sugou a força vital e o conhecimento de Ah-Mah, a fim de roubar os poderes dos Sábios Mágicos.
  • Freddy: Um demônio que foi contratado para roubar ovos de Dragão, mas Juniper o impediu, então depois deste ocorrido ele acabou mexendo na Vórtice do Tempo, na Torre de Relógio da cidade, aprisionando June e seus amigos fora do continuum de tempo-espaço, como se ele nunca tivessem existido no mundo. Coube a Dennis e Ray Ray trazer June de volta, restuarando o continuum ao seu normal.
  • Jean-Claude: Ele era um membro dos Anciãos, mas foi banido e virou do mal. Ele tem um sotaque francês, e segundo Juniper, ele fala muito.
  • Gigi: Um espécie de macaca que aprisionava seres mágicos para tirar suas forças e ficar mais jovem.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Estados Unidos Estados Unidos (original) Brasil Brasil[3]
Juniper Kim "June" Lee Lara Jill Miller Lina Mendes
Raymond "Ray Ray" Lee Kath Soucie Fernanda Crispim
Monroe Carlos Alazraqui Eduardo Dascar
Jasmine "Vó Ama" Lee Amy Hill Ilka Pinheiro
Sílvia Goiabeira (jovem)
Jody Irwin Colleen O'Shaughnessey Luisa Palomanes
Ofélia Ramírez Candi Milo Priscila Amorim
Roger Radcliffe Tara Strong Erick Bougleux
Marcus Reed Phil LaMarr Gustavo Nader
Dennis Lee Alexander Polinsky Renan Freitas
Michael Lee Carlos Alazraqui Eduardo Borgueth
Anderson Coutinho
Barbara Lee Candi Milo Isis Koschdoski
Andréa Murucci
Rachel Irwin Colleen O'Shaughnessey Mariana Torres
William (pai de Monroe) Martin Jarvis Mauro Ramos
Sra. Gómez (professora) Candi Milo Márcia Morelli
Melissa O'Malley Tara Strong Mabel Cezar
Flávia Fontenelle
Lila Sylvia Salustti
Narrador dos episódios Frank Squillace Ricardo Juarez
Ficha Técnica
Estúdio Delart
Direção Peterson Adriano
Locução Luiz Feier Motta
Placas Leonardo Serrano

Episódios[editar | editar código-fonte]

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Em 11 de abril de 2017, foi adicionado ao serviço de streaming do Boomerang nos Estados Unidos, tornando-o um dos poucos programas que estão no aplicativo que não foi ao ar no canal do Boomerang nos EUA.[4] Embora tenha sido transmitido apenas em tela cheia 4:3, Juniper Lee é a primeira série original do Cartoon Network a ser produzida em uma proporção widescreen de 16:9 em alta definição. O desenho atualmente é reprisado pelo canal Pogo na Índia, Boing na Nigéria, África do Sul e França, Boomerang na Tailândia e Tooncast na América Latina.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

Winick afirmou que Juniper Lee foi inspirado tanto por The Simpsons quanto por Buffy the Vampire Slayer. No entanto, Juniper segue os passos de Buffy, como afirma a citação abaixo:

Entrevistador: Nós falamos em quase todo o resto, então agora vá direto ao ponto. Resuma um pouco do desenho para nós...

Judd: Estou parecendo um disco quebrado, mas é como se fosse uma mistura de Buffy the Vampire Slayer com The Simpsons. Essa é a maneira mais simples de explicar. No final das contas, é sobre uma garotinha que luta contra monstros. Há uma história de fundo bastante massiva para a coisa toda, o que realmente fornece um gatilho para desenvolver tudo. Eu não toquei muito nisso no desenho, mas para mim, saber que está lá é importante. O desenho precisa de um gatilho disparador, e principalmente de uma história para contar...[5]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

The Life and Times of Juniper Lee estreou no Cartoon Network em 30 de maio de 2005 às 19:00 ET/PT.[6]

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Histórias baseadas na série foram apresentadas em edições do Cartoon Network Action Pack.[7]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Nomeação Categoria Nomeado(s) Resultado
2006 Primetime Emmy Award Realização Individual Excepcional em Animação Frederick Gardner

em "Adventures in Babysitting"

Venceu
Annie Award Melhor Design de Produção em uma Produção de Animação para Televisão Alan Bodner

em "Enter Sandman"

Indicado
2007 Annie Award Melhor Design de Personagem em uma Produção de Animação para Televisão Mike Kunkel

em "Party Monsters"

Venceu
Melhor Design de Produção em uma Produção de Animação para Televisão Alan Bodner

em "Water We Fighting For?"

Indicado
Writers Guild of America[8] Melhor Roteiro em um Programa de Animação para Televisão Marsha Griffin

em "Who's Your Daddy?"

Indicado

Referências

  1. ANMTV. «A Vida e Aventuras de Juniper Lee estreia no HBO Max». ANMTV. Consultado em 23 de março de 2022 
  2. Perlmutter, David (2018). The Encyclopedia of American Animated Television Shows. [S.l.]: Rowman & Littlefield. ISBN 978-1538103739 
  3. «Dubladores brasileiros». www.facebook.com. Consultado em 24 de março de 2022 
  4. New This Week | Juniper Lee | Boomerang, consultado em 23 de março de 2022 
  5. «JUDD WINICK TALKS JUNIPER LEE - NEWSARAMA». web.archive.org. 29 de setembro de 2007. Consultado em 23 de março de 2022 
  6. «Life & Times of Juniper Lee Premieres May 30». Animation World Network (em inglês). Consultado em 24 de março de 2022 
  7. Tronix, ShadowWing (15 de março de 2014). «"Yesterday's" Comic> Cartoon Network Action Pack #4». BW Media Spotlight (em inglês). Consultado em 24 de março de 2022 
  8. McNary, Dave; Thielman, Sam (10 de fevereiro de 2008). «Cody, Coen bros. top WGA Awards». Variety (em inglês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.