TV Brasil Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a emissora de televisão. Para o teatro paulistano, veja Teatro Brasileiro de Comédia.
TV Brasil Central
Agência Brasil Central
Goiânia, Goiás
Brasil
Tipo Pública
Canais Digital: 31 UHF
Virtual: 13 PSIP
Outros canais 20 e 520 HD (NET)
ver mais
Analógico:
13 VHF (1975-2017)
Sede Goiânia, GO
Slogan A imagem da nossa cultura
Rede TV Cultura
Rede(s) anterior(es) Rede Bandeirantes (1975–1995)
Fundador(es) Irapuan Costa Júnior
Pertence a Agência Brasil Central
Proprietário(s) Governo do Estado de Goiás
Presidente Reginaldo Alves da Nóbrega Júnior
Fundação 1 de maio de 1975 (48 anos)
Prefixo ZYA 570
Emissora(s) irmã(s)
Cobertura Cerca de 80% do estado de Goiás
Coord. do transmissor 16° 39' 50.3" S 49° 20' 31.4" O
Potência 10 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial tvbrasilcentral.com.br

TV Brasil Central (também conhecida por sua sigla TBC) é uma emissora de televisão brasileira sediada em Goiânia, capital do estado de Goiás. Opera no canal 13 (31 UHF digital), e é afiliada à TV Cultura. Faz parte da Agência Brasil Central, autarquia do Governo do Estado de Goiás que também administra as rádios RBC FM e Rádio Brasil Central, além da Imprensa Oficial do Estado de Goiás. Seus estúdios estão localizados no Parque Santa Cruz, e seus transmissores estão no Morro do Mendanha, no Jardim Petrópolis, região Noroeste da capital goiana.

História[editar | editar código-fonte]

O Governo do Estado de Goiás entrou na concorrência aberta pelo Ministério das Comunicações para conseguir seu canal de televisão, através do canal 13 VHF. O Governo do Estado saiu vencedor e ganhou concessão através do Ministério das Comunicações e foi outorgado a futura emissora.

Após conseguir concessão, o governo do Estado comprou terreno para construir a nova emissora e todos os equipamentos necessários, considerados os mais modernos na época, tornando-se uma das emissoras brasileiras mais equipadas.

Foi divulgado o nome da futura emissora, a TV Brasil Central, em homenagem à Rádio AM do mesmo nome e a posição geográfica em que fica Goiás, como instrumento de radiodifusão a serviço do Governo de Goiás, que já possuía a Rádio Brasil Central.

Entrou no ar em testes em março de 1975[1] e em 1º de maio do mesmo ano, foi inaugurado em definitivo, como afiliada a Rede Bandeirantes, antes mesmo de ser rede em 1977.

Conheceu a recém-chegada ao Brasil, a transmissão por via satélite, quando foi implantada em Goiânia a antena rastreadora (na época, não existia antena parabólica), que captava o sinal da rede paulista em tempo real pela EMBRATEL sem a necessidade de várias antenas repetidoras, como ocorria na época com as transmissões dos sinais das grandes redes Tupi e Globo, que chegavam via microondas a localidades que ficam a centenas de quilômetros das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

No final dos anos 1970, iniciou expansão sua cobertura pelo estado, com a implantação de repetidoras em dezenas municípios goianos, mas em 1989, cedeu ao recém-criado estado do Tocantins as estações repetidoras de Araguaína, Gurupi e Miracema do Norte (atual Miracema do Tocantins), que passaram a pertencer à TV Palmas, mudando nome para TVE Tocantins.

Na metade de 1995, no governo Maguito Vilela (1995-1998), sem nenhum prévio aviso, a emissora trocou a programação da Rede Bandeirantes pela TV Cultura de São Paulo. Segundo a imprensa, a emissora estava sucateada, e as relações estavam agravadas por inúmeras divergências entre o Governo de Goiás e a rede paulista, o que levou a Rede Bandeirantes descontinuar o contrato de afiliação. No entanto, a mudança para uma rede de TV desconhecida em Goiás provocou reações negativas dos telespectadores e os anunciantes goianos, que reagiram contra a emissora, provocando queda na audiência e menos publicidade no canal, queda na receita da TV e o contínuo sucateamento da emissora.

Em 1999, a crise se agrava quando a TBC sofre um incêndio devastador em sua sede, destruindo preciosas imagens da sua trajetória e do arquivo estadual também. Após a posse do governador Marconi Perillo no mesmo ano, as emissoras da Brasil Central passaram por um processo de reorganização, reformulação, troca e renovação dos equipamentos para sair do estado de sucateamento, além de um projeto de expansão do sinal da TV para todos os municípios do estado.

Na gestão do ex-governador Alcides Rodrigues, houve uma tentativa de mudar a cabeça de rede da Cultura para TV Brasil. Contudo, houve apenas o intercâmbio de conteúdos e a exibição de algumas atrações da emissora vinculada à EBC, mas sem um contrato de afiliação ostensiva.

Após anos de sucateamento, a TV Brasil Central volta a respirar novos ares com a estreia de novos programas e a implantação de um novo modelo de governança. Entre os planos da atual gestão estão o incremento progressivo do parque de retransmissoras digitais e a reforma completa e aquisição de novos equipamentos para sua sede, em Goiânia.

Telejornais e Programas[editar | editar código-fonte]

  • O Mundo em Sua Casa com Eva Taucci e Rafael Mesquita (Seg a Sex - 07h30);
  • Jornal Brasil Central - Edição da Tarde com Débora Moraes e Rafael Vasconcelos (Seg a Sex - 11h | Sáb - 11h30);
  • Jornal Brasil Central - Edição da Noite com Danuza Azevedo (Seg a Sex - 17h);
  • Informe Brasil Central (Seg a Sex - Durante a programação);
  • Goiás contra o Crime com Túlio Isac Filho (Seg a Sex - 18h); (estreia dia 18/07)
  • Escrete em Campo com Alexandre Garcia, Daniel de Paula e Lucas Nogueira (Seg a Sex - 13h)
  • Resenha do Escrete com Thaís Freitas, Evandro Gomes, Beatriz Monna e Rupert Nickerson (Seg a Sex - 18h30);
  • #TBC com Guilherme Rigonato e Rodrigo Mateus (Ter a Sex - 22h);
  • TBC Pop com Mariana Gidrão (Ter - 15h / 22h);
  • De Bem Com a Vida com Rafael Vasconcelos (Qua - 15h | Sáb - 11h);
  • Programa de Quinta com Mazé Alves e Graça Torres (Qui - 15h / 22h);
  • TBC Debate com Rafael Vasconcelos (Sex - 15h / 22h);
  • Curta Goiás com Ivan Abdala (Sáb - 18h);

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
13.1 31 UHF 1080i Programação principal da TV Brasil Central / TV Cultura

A emissora iniciou suas transmissões em 6 de setembro de 2013, através do canal 31 UHF para Goiânia e áreas próximas, chegando a ser captada em áreas onde o sinal analógico do canal 13 VHF não alcançava.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Brasil Central, bem como as outras emissoras de Goiânia, cessou suas transmissões pelo canal 13 VHF em 21 de junho de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Do filme mudo ao sistema digital». Goiás Agora. 24 de maio de 2011. Consultado em 20 de junho de 2017 
  2. Lis, Laís (30 de maio de 2016). «Desligamento do sinal analógico de TV se estende até dia 21 de junho em Goiânia». G1. Consultado em 20 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]