User:Candido/sandbox
2022 Brazilian election charts
[edit]Graphs are unavailable due to technical issues. Updates on reimplementing the Graph extension, which will be known as the Chart extension, can be found on Phabricator and on MediaWiki.org. |
Graphs are unavailable due to technical issues. Updates on reimplementing the Graph extension, which will be known as the Chart extension, can be found on Phabricator and on MediaWiki.org. |
{{future}}
|
A eleição municipal da cidade de Aracaju em 2020 ocorrerá no dia 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno, se necessário), com o objetivo de eleger um prefeito, um vice-prefeito e 24 vereadores responsáveis pela administração da cidade, que se iniciará em 1° de janeiro de 2021 e com término em 31 de dezembro de 2024. O atual prefeito é Edvaldo Nogueira, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que, por estar exercendo seu primeiro mandato, está apto para concorrer a uma possível reeleição.
Originalmente, as eleições ocorreriam em 4 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno) (para cidades acima de 200 mil habitantes), porém, com o agravamento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, as datas foram modificadas com a promulgação da Emenda Constitucional nº 107/2020.[1][2]
Contexto político e pandemia
[edit]As eleições municipais de 2020 estão sendo marcadas, antes mesmo de iniciada a campanha oficial, pela pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), o que está fazendo com que os partidos remodelem suas metodologias de pré-campanha. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos a realizarem as convenções para escolha de candidatos aos escrutínios por meio de plataformas digitais de transmissão, para evitar aglomerações que possam proliferar o vírus.[3] Alguns partidos recorreram a mídias digitais para lançar suas pré-candidaturas. Além disso, a partir deste pleito, será colocada em prática a Emenda Constitucional 97/2017, que proíbe a celebração de coligações partidárias para as eleições legislativas,[4] o que pode gerar um inchaço de candidatos ao legislativo. Conforme reportagem publicada pelo jornal Brasil de Fato em 11 de fevereiro de 2020, o país poderá ultrapassar a marca de 1 milhão de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador neste escrutínio,[5][6] o que não seria necessariamente bom, na opinião do professor Carlos Machado, da UnB (Universidade de Brasília): “Temos o hábito de criticar de forma intensa a coligação partidária, sem parar para refletir sobre os elementos positivos dela. O número de candidatos que um partido pode apresentar numa eleição, varia se ele estiver dentro de uma coligação, porque quando os partidos participam de uma coligação, eles são considerados como um único partido", afirmou Machado na reportagem.
11 candidatos disputam a prefeitura de Aracaju:[8]
- Alexis Pedrão (PSOL): O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou o candidato Alexis Pedrão à Prefeitura de Aracaju no dia 13 de setembro. O anúncio aconteceu por meio de uma convenção virtual, com acesso apenas para convidados. A candidata a vice na chapa é Carol Quintiliano, do mesmo partido. O PSOL terá 11 candidatos a vereador.[9] Alexis Pedrão tem 34 anos, é formado em direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e professor de direito. Ele participou do movimento estudantil da UFS e do Movimento Não Pago, teve passagem pelo movimento sindical e ações do movimento negro sergipano. Foi candidato a deputado estadual em 2010 e a vereador em 2012.
- Almeida Lima (PRTB): O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) oficializou a candidatura de Almeida Lima à Prefeitura de Aracaju no dia 9. A convenção foi de forma presencial, na sede do partido, e depois o candidato fez o anúncio através de uma transmissão por rede social. O candidato a vice na chapa é Dr. Luiz Eduardo Prado, do mesmo partido. O partido não terá candidatos a vereador.[10] Almeida Lima, 68 anos, é formado em direito pela UFS. Já foi senador, deputado federal, estadual, foi vice-prefeito de Aracaju e assumiu a gestão após a saída do prefeito para concorrer a um cargo político. Além disso, Almeida também foi ex-secretário de Saúde de Sergipe.
- Danielle Garcia (Cidadania): O partido Cidadania oficializou a candidatura de Danielle Garcia à Prefeitura de Aracaju no dia 6 de setembro. O anúncio aconteceu por meio de uma convenção, na sede do partido, com a presença de correligionários e apoiadores que participaram também de forma virtual. Essa é a primeira vez que ela participa de uma disputa eleitoral. O candidato a vice é Valadares Filho, do PSB. A chapa batizada de "Unidos Por Aracaju", conta ainda com o PL e PSDB. O Cidadania terá 33 candidatos a vereador.[11] Danielle Garcia é formada em direito pela Universidade Federal de Sergipe e delegada. Foi diretora do Departamento de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e à Administração Pública (Deotap/SE), coordenou em Sergipe o Laboratório de Tecnologia no Combate à Lavagem de Dinheiro, fez parte da equipe de Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/SNJ) e foi instrutora em cursos promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.
- Edvaldo Nogueira (PDT): O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou a candidatura de Edvaldo Nogueira à Prefeitura de Aracaju no dia 12. O anúncio aconteceu por meio de uma convenção de forma presencial e foi transmitida através de uma rede social. Nessa eleição, ele vai tentar se reeleger ao cargo ao lado da candidata a vice na chapa, a delegada Katarina Feitosa do PSD. O partido terá ainda o apoio do PSC, MDB, PCdoB, PV e Progressistas. O PDT terá 29 candidatos a vereador.[12] Edvaldo Nogueira, 59 anos, foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe. Em Aracaju, foi vereador, vice-prefeito e prefeito.
- Georlize Teles (DEM): O partido Democratas (DEM) oficializou a candidatura de Georlize Teles à Prefeitura de Aracaju, na tarde desta terça-feira (15). O anúncio aconteceu presencialmente com a presença de alguns membros do partido e foi transmitido pela Internet. O candidato a vice na chapa é o coronel da Polícia Militar, Péricles de Menezes, do mesmo partido. O DEM terá a candidatura de 36 vereadores.[13] Georlize é formada em direito, delegada, ex-secretária de Estado da Segurança Pública e da Cidadania e Defesa Social de Aracaju.
- Gilvaní Santos (PSTU): O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Gilvaní Santos à Prefeitura de Aracaju no dia 5 de setembro. O anúncio aconteceu por meio de uma convenção virtual. Essa é a segunda vez que ela participa de uma disputa eleitoral. O candidato a vice na chapa é Waltemir Augusto, também do PSTU. O partido terá dois candidatos a vereador.[14] Gilvaní Santos tem 54 anos, é graduada em história pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e servidora da Petrobras. Atualmente, é dirigente sindical licenciada. Nas eleições de 2018 foi candidata pelo PSTU ao governo de Sergipe.
- Juraci Nunes (PMB): O Partido da Mulher Brasileira (PMB) oficializou a candidatura de Juraci Nunes à Prefeitura de Aracaju, nesta segunda-feira (14). O anúncio aconteceu em reunião entre os membros do partido. A candidata a vice na chapa é Alda Rejane, do mesmo partido.[15] Juraci Nunes, tem 27 anos, é formado em direito pela Universidade Tiradentes (Unit) e trabalha como advogado.
- Lúcio Flávio (Avante): O partido Avante oficializou a candidatura de Lúcio Flávio à Prefeitura de Aracaju no dia 12. O anúncio aconteceu por meio de uma convenção presencial e alguns correligionários participaram de forma virtual. É a primeira vez que ele se candidata a um cargo político. O vice na chapa é Davi Lima Valente Calazans, 34 anos, do mesmo partido, que conta com 33 candidatos ao cargo de vereador.[16] Lúcio Flávio Rocha tem 41 anos, é empresário, graduado em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda pela Universidade Tiradentes (Unit) e é pós-graduado em marketing pela UFS. Atualmente é coordenador Nacional do Instituto Brasil 200.
- Márcio Macêdo (PT): O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura de Márcio Macêdo à Prefeitura de Aracaju, na noite desta quarta-feira (16). O anúncio aconteceu em reunião entre os membros do partido transmitida na Internet. A candidata a vice na chapa é professora Ana Lúcia, do mesmo partido. O PT vai ter 36 candidatos a vereador. A coligação batizada de "Aracaju de Todos Nós" conta com o apoio da Rede Sustentabilidade e do Partido Republicano da Ordem Social (PROS).[17] Márcio Macêdo, tem 50 anos, é formado em biologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele também tem formação em Rádio e TV. Já foi presidente dos diretórios do Partido dos Trabalhadores (PT) de Aracaju e de Sergipe. Além de tesoureiro e vice-presidente do Diretório Nacional da sigla. Em Sergipe, chefiou as secretarias de Participação Popular e Orçamentária, a do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ele ainda ocupou o cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe. E também foi deputado federal.
- Paulo Márcio (DC): O partido Democracia Cristã (DC) oficializou o candidato Paulo Márcio à Prefeitura de Aracaju, no dia 11. O anúncio aconteceu por meio de uma convenção presencial com transmissão pelas redes sociais. Essa é a primeira vez que ele participa de uma disputa eleitoral. A candidata a vice na chapa é Simone Vieira também do DC. O partido terá 26 candidatos a vereador.[18] Paulo Márcio, tem 45 anos, é formado em direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), delegado da Polícia Civil e já ocupou cargos de superintendente geral e corregedor-geral da Polícia Civil. Além das presidências do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Sergipe (Sindepol) e da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Sergipe (Adepol).
- Rodrigo Valadares (PTB): O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou a candidatura de Rodrigo Valadares à Prefeitura de Aracaju, na noite desta segunda-feira (14),. O anúncio aconteceu em uma convenção presencial. A candidata a vice na chapa é a bispa Vanilda Mafort. A chapa "Frente Conservadora" conta com o apoio do PSL, Patriota e PMN.[19] Rodrigo Valadares, tem 31 anos, é formado em direito,é empresário e foi eleito deputado estadual em 2018. Já ocupou cargos públicos no Ministério de Minas e Energia e Porto de Suape.
Candidato(a) a prefeito(a) | Candidato(a) a vice-prefeito(a) |
Número | Coligação/Partido | ||
---|---|---|---|---|---|
Alexis Pedrão PSOL |
Carol Quintiliano PSOL |
PSOL (sem coligação) | |||
Almeida Lima PRTB |
Luis Eduardo PRTB |
PRTB (sem coligação) | |||
Delegada Danielle Garcia Cidadania |
Valadares Filho PSB |
Compromisso, Esperança e Verdade (Cidadania, PSB, PL, PSDB) | |||
Edvaldo Nogueira PDT |
Katarina Feitoza PSD |
Pela Vida Pela Cidade (PDT, PSD, PP, PSC, MDB, PCdoB, PV, PODE, Solidariedade, Republicanos) | |||
Georlize Teles DEM |
Coronel Péricles DEM |
DEM (sem coligação) | |||
Gilvaní Santos PSTU |
Waltemir Augusto PSTU |
PSTU (sem coligação) | |||
Juraci Nunes PMB |
Alda Rejane PMB |
PMB (sem coligação) | |||
Lúcio Flávio Avante |
Davi Lima Avante |
Avante (sem coligação) | |||
Márcio Macêdo PT |
Prof. Ana Lúcia PT |
Aracaju de Todos Nós (PT, REDE, PROS) | |||
Delegado Paulo Márcio DC |
Simone Vieira DC |
DC (sem coligação) | |||
Rodrigo Valadares PTB |
Bispa Vanilda PSL |
Frente Conservadora (PTB, PSL, Patriota, PMN) |
Ver também
[edit]Ligações externas
[edit]Referências
[edit]- ^ "Câmara aprova o adiamento das eleições 2020 para novembro". noticias.uol.com.br (in Brazilian Portuguese). Retrieved 2020-07-03.
- ^ "EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 107, DE 2 DE JULHO DE 2020". www.planalto.gov.br. Retrieved 2020-07-05.
- ^ "TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano". Agência Brasil (in Brazilian Portuguese). 2020-06-04. Retrieved 2020-07-14.
- ^ "Congresso promulga emenda que extingue coligações em 2020 e cria cláusula de barreira". G1 (in Brazilian Portuguese). Retrieved 2020-07-14.
- ^ "Brasil pode ultrapassar a marca de um milhão de candidatos nas eleições 2020". Brasil de Fato (in Brazilian Portuguese).
- ^ "Eleição nas capitais terá esquerda dividida, bolsonaristas isolados e novo xadrez de alianças". Folha de S.Paulo (in Brazilian Portuguese). 2020-07-12. Retrieved 2020-07-15.
- ^ "DivulgaCandContas — Tribunal Superior Eleitoral".
{{cite journal}}
: Cite journal requires|journal=
(help) - ^ "Candidatos a prefeito de Aracaju nas eleições 2020: veja os nomes". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "PSOL formaliza candidatura de Alexis Pedrão à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "PRTB oficializa candidatura de Almeida Lima à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "Cidadania oficializa candidatura de Danielle Garcia à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "PDT formaliza candidatura de Edvaldo Nogueira à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "Democratas formaliza candidatura de Georlize Teles à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "PSTU oficializa candidatura de Gilvaní Santos à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "PMB formaliza candidatura de Juraci Nunes à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "Avante formaliza candidatura de Lúcio Flávio à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "PT formaliza candidatura de Márcio Macêdo à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "Partido Democracia Cristã formaliza candidatura de Paulo Márcio à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
- ^ "PTB formaliza candidatura de Rodrigo Valadares à Prefeitura de Aracaju". G1 (in Brazilian Portuguese).
{{Eleições municipais das capitais 2020|Eleições no Brasil=}}
Aracaju Categoria:Política de Aracaju
Opinion polls
[edit]Campaign starts
[edit]Pollster/client(s) | Date(s) conducted |
Sample size |
Paes DEM |
Crivella REP |
Rocha PDT |
Silva PT |
Mello REDE |
Garotinho PROS |
Lima PSL |
Souza PSOL |
Garcia PSTU |
Brasil PTB |
Messina MDB |
Luz NOVO |
Haidar PMB |
Simonard PCO |
Abst. Undec. |
Lead |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
IBOPE | 30 Sep - 02 Oct | 805 | 27% | 12% | 8% | 7% | 2% | 2% | 1% | 2% | 3% | - | <1% | <1% | <1% | <1% | 35% | 15% |
Exame/Ideia | 25–29 Sep | 800 | 26% | 17% | 12% | 10% | 4% | 2% | 1% | 2% | 1% | - | 1% | 1% | 1% | 0% | 22% | 9% |
Paraná Pesquisas | 20–24 Sep | 910 | 25.1% | 13.6% | 11.8% | 7.3% | 3.6% | 2.2% | 1.9% | 1,6% | 1.0% | 0.9% | 0.9% | 0.8% | 0.7% | 0.1% | 28.0% | 11.5% |
Before campaign
[edit]Pollster/client(s) | Date(s) conducted |
Sample size |
Paes DEM |
Crivella REP |
Rocha PDT |
Daciolo PL |
Alencar PSOL |
Motta PSOL |
Freixo PSOL |
Molon PSB/REDE |
Mello REDE |
Silva PT |
Others | Abst. Undec. |
Lead |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Paraná Pesquisas | 15–19 Aug | 910 | 29.5% | 15.7% | 10.1% | 5.2% | - | – | - | – | - | 7.4% | 7.7% | 24.5% | 14.5% |
28.6% | 15.4% | 9.3% | 5.1% | – | – | - | - | - | 7.0% | 11.9% | 22.9% | 13.2% | |||
Instituto VER | 20–23 May | 1,000 | 31.3% | 10.8% | 6.8% | – | 4.5% | – | – | 2.9% | – | 2.1% | 2.2% | 39.3% | 20.5% |
25.1% | 9.6% | 6.0% | – | – | 3.8% | – | 3.1% | – | 6.6% | 1.5% | 42.8% | 15.5% | |||
15 Mar 2020 | Marcelo Freixo drops out of the race | ||||||||||||||
Paraná Pesquisas | 14–19 Mar | 910 | 27.9% | 13.1% | 10.1% | – | – | – | 13.4% | – | 3.6% | 4.3% | 7.5% | 20.9% | 14.5% |
29.5% | 13.1% | 12.0% | – | – | – | 14.5% | – | 4.3% | – | 4.0% | 22.6% | 15.0% | |||
Datafolha | 11–13 Dec 2019 | 872 | 22% | 8% | 7% | – | – | – | 18% | 2% | 6% | 4% | 5% | 27% | 3% |
2016 election | 2 Oct 2016 | – | – | 27.78% | – | – | – | – | 18.26% | 1.43% | – | – | 52.50% | 18.27% | 9.52% |
Lima Barreto
[edit]Afonso Henriques de Lima Barreto (13 May 1881 – 1 November 1922) was a Brazilian novelist and journalist.
Lima Barreto was born on 13 May 1881 in the bairro of Laranjeiras in Rio de Janeiro.[1] He was born on a Friday the 13th, considered superstitiously to be an unlucky day, but which he personally considered to bring good luck.[2] His date of birth would also be marked seven years later by the signing of the Golden Law, which abolished slavery in Brazil.[2]
Tabata Amaral
[edit]Political career
[edit]2018 election
[edit]For the 2018 congressional election, her campaign was mainly centered on education.[3] She was the sixth most-voted candidate in the state of São Paulo, receiving 264,450 votes.[4]
In Congress
[edit]Notes
[edit]- ^ Barbosa 2017, p. 41; Schwarcz 2017, p. 21.
- ^ a b Schwarcz 2017, p. 21.
- ^ Cerioni, Clara (March 28, 2019). "De Harvard ao Congresso: quem é a jovem deputada que deu lição em Vélez". Exame. Grupo Abril. Retrieved March 30, 2019.
- ^ "Apuração: São Paulo". Uol. October 7, 2018. Retrieved March 30, 2019.
References
[edit]- Barbosa, Francisco de Assis (2017) [1952]. A Vida de Lima Barreto (in Portuguese). Belo Horizonte: Autêntica Editora. ISBN 978-85-513-0241-5.
- Dias, André (2012). Lima Barreto e Dostoiévski: Vozes Dissonantes (in Portuguese). Niterói: Editora da UFF. ISBN 978-85-228-0769-7.
- Resende, Beatriz (2017). Lima Barreto e o Rio de Janeiro em Fragmentos (in Portuguese). Belo Horizonte: Autêntica Editora. ISBN 978-85-8217-792-1.
- Oakley, R. J. (2011). Lima Barreto e o Destino da Literatura (in Portuguese). São Paulo: Editora Unesp. ISBN 978-85-393-0101-0.
- Schwarcz, Lilia Moritz (2017). Lima Barreto: Triste Visionário (in Portuguese). São Paulo: Companhia das Letras. ISBN 978-85-359-2913-3.